Destaques Turismo e Gastronomia Últimas Notícias

CNC estima crescimento de 8,8% no faturamento do turismo e Petrópolis acompanha tendência com geração de empregos no setor

O setor de Turismo está otimista com os resultados estimados para o balanço de 2023 em todo o Brasil. Dados da Confederação Nacional de Comércio Bens, Serviços e Turismo (CNC) calculam que o volume de receitas do Turismo deverá encerrar o ano com faturamento real de R$ 458 bilhões, um aumento de 8,8% comparado com 2022. Segundo a CNC, um dos fatores que impulsionou o turismo neste ano foi a maior quantidade de feriados prolongados, favorável à geração de receitas para o setor.

Petrópolis acompanha a tendência nacional com saldo positivo na geração de empregos na área do Turismo. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, mostram que entre janeiro e agosto deste ano, foram geradas 145 novas vagas nos setores de hospedagem e alimentação, com destaque para o mês de junho, período que representa a alta temporada na cidade.

Segundo Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis (SindTurismo), outro fator que vem impulsionando o setor é o MICE, sigla que significa meetings, incentive, conferences and exhibitions, ou seja, encontros, turismo de incentivo, conferências e exibições. O assunto chegou a ser tema de uma das palestras da ABAV, maior feira de turismo, que voltou ao Rio neste ano.

Na ocasião, Germano Valente mediou a mesa sobre o assunto ao lado de pessoas que são referência na área, como Ulisses Marreiros, gerente geral do Copacabana Palace; Michael Nagy, diretor comercial do Fairmont Rio e Milena Palumbo, da GL Eventos.

“É importante que a gente traga este olhar sobre o MICE também para Petrópolis. Sempre tivemos um desafio em atrair o público para os dias de semana e baixa temporada e esta é uma ferramenta que pode ajudar a superar a questão, com seminários, conferências e congressos, por exemplo”, diz Germano.

A cidade já trabalha com o segmento MICE de Turismo em diversos hotéis tanto nos eventos menores quanto nas viagens de incentivos. Petrópolis sedia também algumas feiras e eventos. “Isso contribui para o desenvolvimento econômico, gerando emprego e trazendo renda para a população. Outra característica deste segmento é o estímulo a diversos outros setores econômicos e promoção da imagem da região”, explica Germano.

Porém, para que o MICE seja ainda mais fortalecido na cidade, o presidente do SindTurismo reforça que é necessário, por exemplo, um Centro de Convenções de médio e grande porte, que seja capaz de receber feiras, congressos e outras atividades, como esportivas. “É uma maneira de incrementar ainda mais o segmento de Turismo de Eventos e Negócios, o que vai refletir diretamente na geração de emprego e renda”, finaliza Germano.

Related posts

Sirenes foram acionadas na localidade Buraco do Sapo

admin

Lei prevê prazo para emissão da Carteirinha do Autista – CIPTEA

admin

Tite convoca seleção com novidades para últimos amistosos pré-Copa

admin

Deixe um comentário