As mulheres são o público esperado na palestra especial que faz parte das ações do Outubro Rosa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis em parceria com a Micheli Lameck Consultoria. O encontro, dia 23, às 19h, no auditório da CDL (Rua Irmãos D’Angelo, 48, sobreloja, Centro) recebe como palestrante convidada Andréa Teixeira de Freitas, assistente social da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO). A palestra, gratuita, é franqueada ao público em geral, mas em especial às lojistas e comerciárias. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (24)2244-1900. As vagas, no entanto, são limitadas.
Este evento ganha relevância à luz dos índices de câncer de mama no Brasil e, em particular, em Petrópolis. Segundo o Painel-Oncologia do Ministério da Saúde, nos últimos três anos, 472 mulheres foram diagnosticadas com a doença em nossa cidade, superando em mais que o dobro os casos de câncer de próstata, considerado o segundo mais incidente pelo Instituto Nacional de Câncer com 233 casos registrados durante o mesmo período.
Mas há boas notícias e elas estão ligadas à prevenção: a detecção precoce do câncer de mama tem um impacto substancial na recuperação das pacientes. Quando diagnosticado em estágios iniciais, as chances de tratamento bem-sucedido são notavelmente maiores. O câncer de mama é altamente tratável, e muitas mulheres que o detectam precocemente conseguem superá-lo com sucesso e retomar suas vidas normais.
Além disso, estratégias de prevenção, como o autoexame regular e a mamografia, têm demonstrado ser eficazes na identificação de tumores em seus estágios mais iniciais. Durante a palestra, Andréa Teixeira de Freitas abordará essas estratégias, oferecendo orientações práticas sobre como as mulheres podem se proteger.
“A CDL também tem o papel de interagir não apenas com os associados, mas com a comunidade em geral da cidade e estamos sempre prontos a abraçar campanhas como a do Outubro Rosa que tem um significado importante em saúde, qualidade de vida e no bem estar das famílias. Por isso, para nós, é muito importante pode oferecer ações como essa”, afirma o presidente da entidade, Cláudio Mohammad.