Destaques Política Últimas Notícias

Nova medida obriga a afixação de cartazes para combater violência contra mulheres em locais públicos

Nesta terça-feira (05), a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei de autoria da vereadora Júlia Casamasso representante da Coletiva Feminista Popular, que obriga a afixação de cartazes com finalidade de inibir a violência contra a mulher com informativos de contatos e apoio em transporte público, bares, restaurante, casas noturnas e estabelecimentos similares.

“Tivemos alguns avanços nos últimos anos na criação de políticas e equipamentos que estão focados no combate à violência contra a mulher. Porém, vemos que mesmo com essas mudanças, a situação ainda está muito longe do ideal. Um caminho que acreditamos que possa ajudar é a disseminação de informações importantes, como os números de telefones desses equipamentos, além de incentivar a denúncia dessa prática criminosa, protegendo a vítima em situações de risco ou vulnerabilidade”, comenta Júlia Casamasso.

A regulamentação visa oferecer acesso rápido a informações de contato e apoio para mulheres que enfrentam violência ou se encontram em situação de risco. Os cartazes obrigatórios incluirão números de emergência essenciais, tais como o número nacional de atendimento 180, o telefone do Núcleo de Amparo à Mulher (NUAM) (24) 22910816, o contato da Patrulha Maria da Penha 153 e do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) (24) 988397387.

“Ficamos muito felizes pelo projeto ter sido aprovado, pois essa iniciativa pretende facilitar o acesso das mulheres as informações e as ferramentas de combate à violência. Esses cartazes também podem ter o efeito de coibir cada vez mais a ação dos agressores em locais públicos”, finaliza a vereadora.

O projeto de lei segue para o executivo para sanção.

Related posts

Anvisa aprova projeto-piloto para bula digital de medicamentos

admin

Filme produzido por alunos da rede pública do Rio vence festival

admin

Relator no CNJ vota por restringir constelação familiar no Judiciário

admin

Deixe um comentário