Cidade Destaques Últimas Notícias

Rane comemora cinco anos de atividade com II Mostra de Arte Negra, que começa neste sábado, 13

Para comemorar os cinco anos de fundação em Petrópolis, a Rane, Casa Cultural Afro-brasileira, realiza a II Mostra de Arte Negra, com atrações gratuitas em diferentes locais da cidade. A programação começa neste sábado (13/4), com a primeira atividade no coreto da Praça de Cascatinha, onde público terá a oportunidade de assistir a contação história, com Histórias da Mãe África, às 15h feita pelos atores Simone Gonçalves e Ariel Barbosa e participar da Oficina de Dança Afro, às 16h, com Soninha Maracanã. O evento é gratuito, aberto ao público. A Mostra é patrocinada pelo Fundo Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal de Petrópolis através da Chamada Pública 05/2023, Edital Funcultura – Alan Sask.

Fundadora da Rane, Soninha Maracanã pontua que a mostra registra a trajetória do grupo que vem marcando território na cidade e estabelecendo uma militância política e cultural, para a criação de um espaço de fortalecimento e manutenção da cultura negra. E é com esse engajamento que Soninha realiza a oficina de dança afro-brasileira, em que ensina danças afro, Ijexá, Samba e Samba de Roda, Jongo e dança dos Orixás. “É importante proporcionar oportunidades de empoderar o nosso povo por meio das manifestações culturais. Desde que foi inaugurada, a Rane busca promover ações de resistência, resgate e valorização”, pontua a produtora cultural e representante da liderança negra em Petrópolis.

Entre as ações permanentes, o projeto fundado em abril de 2019, promove ainda rodas de conversa, oficinas, música, dança e apresentações teatrais em espaços totalmente alternativos. A contação de história é uma das atrações desenvolvidas e neste sábado, 13, o público poderá viajar pelas Histórias da Mãe África. O projeto visa resgatar as tradições dos povos africanos. “Esse é um trabalho encantador, levado pela música de capoeira, cantos de vissungo e cantos de religiosidade. São interações que resgatam nossas origens e atraem grande interesse do público”, destacou a produtora cultural e atriz, Simone Gonçalves, que apresenta o projeto com Ariel Barbosa, executando músicas com berimbau e pandeiro, sempre buscando a interação com o público.

O trabalho traz o conto A Criação do Mundo, de origem africana e uma outra história cheia de ensinamentos, ambos repletos de simbologias e significados, resgatando a tradição da contação de histórias, hábito que contribui com a preservação da a cultura por meio da transmissão oral. “É um momento de grande conexão com o público e é uma grande satisfação contribuir com a preservação de histórias que fazem parte da nossa cultura afro”, acrescentou o ator Ariel Barbosa.

A II Mostra de Arte Negra, da Rane, Casa Cultural Afro-brasileira terá atrações ao longo de todo o mês, se estendendo até maio. Nos próximos dia 27/4, às 20h e 28/4, às 18h, no Centro de Cultura Raul de Leoni, haverá a apresentação do espetáculo Balaio Ancestral, com o grupo Coletivo Rane de Teatro. No dia 10/5, o projeto estará no CEU da Posse, das 10h às 14h, com a contação de histórias e oficinas de dança e turbante. Todas as atrações são gratuitas.

Related posts

Gás natural da União poderá ser negociado diretamente no mercado

admin

RJ quita última parcela de 2022 da dívida de recuperação fiscal

admin

Haddad discute pauta econômica do segundo semestre com Lira

admin

Deixe um comentário