O Festival de Vedanta e Autoconhecimento de Petrópolis que ocorre tradicionalmente no mês de maio, este ano, excepcionalmente, será realizado em novembro. A nova data do evento que celebra a cultura indiana foi ajustada devido à vinda ao Brasil do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, na ocasião da reunião da cúpula do G20, que acontece no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro.
A programação para a terceira edição do Festival de Vedanta está ainda mais especial. Isso porque o objetivo da Organização Vishva Vidya, iniciativa particular que promove o evento, é transformar oficialmente Petrópolis na sede, no Brasil, do movimento que dissemina a cultura e as tradições indianas e de outros povos originários para todo o país.
“Petrópolis pode esperar uma programação cultural intensa para o fim do ano. Ainda mais com a instalação do centro cultural que vai promover manifestações artísticas indianas e de outras culturas, com atrativos abertos ao público não só durante o Festival de Vedanta, mas também ao longo de todo o ano”, explicou o professor tradicional de Vedanta Jonas Masetti, idealizador do festival e reconhecido pelo governo indiano como um dos embaixadores da Tradição Védica no Ocidente.
O Festival de Vedanta e Autoconhecimento de Petrópolis faz parte do calendário oficial de eventos da cidade e é uma grande festa da tradição védica que traz convidados de outras tradições e culturas para compartilharem seus conhecimentos e vivências.
Além disso, o evento também movimenta economicamente o município, uma vez que o festival recebe milhares de pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo. São turistas que movimentam a rede de hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem, sem falar no comércio local, bares e restaurantes.