Destaques Política Últimas Notícias

Vereadores querem que RPAs da Saúde sejam contratados sob regime CLT

A Câmara Municipal aprovou, em sessão plenária desta terça-feira (21), uma indicação legislativa de autoria dos vereadores Domingos Protetor e Dr. Mauro Peralta que sugere a transformação dos contratos de RPA (Regime de Pagamento Autônomo) da Secretaria de Saúde de Petrópolis em contratos de trabalho, nos termos da Lei Municipal nº 5.014/1993, para a devida valorização dos profissionais desta área.

“A Secretaria de Saúde possui vários profissionais, entre médicos, enfermeiros e outros, contratados sob o Regime de Pagamento Autônomo, modalidade de contrato de trabalho que não gera vínculo de emprego nos termos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Apesar de recolher a contribuição devida ao INSS e à Receita Federal, eles não possuem, portanto, direitos como o 13º salário, férias e seguro-desemprego”, explica o vereador Domingos Protetor. 

A indicação legislativa ressalta que o parágrafo 3º, do artigo 1º, da Lei Municipal nº 5.014/1993, dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária e de excepcional interesse públicos. Neste caso, as contratações são firmadas pelo Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Administração, sob o Regime de Contrato Administrativo de prestação de Serviços, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

“É de suma importância que estes profissionais que, pela natureza de seu trabalho, são submetidos a uma rotina estressante e desgastante, tenham um regime de trabalho que lhes conceda a valorização e respeito que merecem. E a forma que será possível alcançar este objetivo é com a contratação nos termos da Lei supramencionada”, defende o vereador Dr. Mauro Peralta.

A proposta segue para análise do Poder Executivo.

Related posts

Senado quer ampliar programas sociais em troca da desoneração do ICMS

admin

Obras da Prefeitura recuperam margens de rios em nove pontos da cidade

admin

AGU contrata advogados no exterior para extraditar foragidos do 8/1

admin

Deixe um comentário