O vereador Hingo Hammes, do PP, viaja para Brasília na semana que vem em busca de recursos para o Museu Imperial, que vai sofrer cortes no orçamento. Nos últimos dias, o governo federal confirmou a redução no montante repassado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – responsável pela administração do Museu Imperial – o que pode impactar diretamente no funcionamento de um dos principais pontos turísticos de Petrópolis.
“Estamos bastante preocupados em como essa redução de orçamento vai impactar no funcionamento do Museu Imperial. Não podemos permitir que a Cultura e o Turismo da nossa cidade sofram nenhum tipo de impacto”, disse o vereador Hingo Hammes.
O Museu Imperial possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial o chamado “Segundo Reinado”, período governado por D. Pedro II. São cerca de 300 mil itens à disposição de pesquisadores e demais interessados no acervo da família Imperial.
“Estamos falando de um dos nossos principais pontos turísticos. Muitos visitantes escolhem Petrópolis como destino para conhecer o Museu Imperial. Em Brasília, vou buscar a destinação de recursos para garantir o pleno funcionamento do Museu Imperial”, completou Hingo.
Em estudos enviados ao Governo Federal, o Ibram admite preocupação com a manutenção de postos de trabalho e o funcionamento dos museus para cumprir a função social. Ao todo, 27 museus estão vinculados ao Ibram.