Cidade Destaques Últimas Notícias

Seminário no Quitandinha reúne especialistas em torno dos impactos do virtual na saúde mental

Estão abertas as inscrições para o 3º Seminário Sesc+ Saúde, que vai acontecer nos dias 18 e 19 de setembro no Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), em Petrópolis. Com o tema, Saúde Mental e Relações Humanas, o evento vai reunir um seleto time de especialistas em torno dos impactos do virtual na saúde mental. As inscrições gratuitas devem ser feitas, previamente, pelo Sympla

No dia 18 de setembro, a partir das 9h30, haverá uma palestra sobre neurociência com Pedro Calabrez, doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Em seguida, a psicóloga Edwiges Parra, especialista em Saúde Mental Digital e professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), vai abordar as relações humanas na era digital.

A programação seguirá com uma mesa de discussão sobre os laços digitais e seu impacto na saúde mental, com Felipe Fortes, do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Loraine Martins, psiquiatra pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

No dia 19 de setembro, o seminário iniciará com a gravação do videocast do Sesc+ Saúde com a participação de Marcos Lacerda, mestre em Psicologia Social e dono do canal “Nós da Questão”, que reúne 2 milhões de inscritos no Youtube e vem democratizando a psicologia pela internet.  

Em seguida, a psicanalista, escritora e apresentadora do SAC das Emoções, do canal GNT, Elisama Santos, e o psicólogo e idealizador da campanha sobre saúde mental “Janeiro Branco”, Leonardo Abrahão, vão discutir como as palavras podem transformar as relações.

No mesmo dia, haverá também palestras com o professor de psicologia, Rossandro Klinjey, que vai falar sobre a construção de redes de apoio eficazes, e com Guilhermo Santiago, músico palestrante com formação em neurolinguística que vai abordar formas de perceber a vida de maneira lúdica.  

“A importância do cuidado com a saúde mental para a saúde integral será um dos focos centrais do evento, considerando os impactos que o virtual tem tido, levando ao isolamento e ao agravamento de condições de saúde. Esse é um tema crucial nos dias de hoje, em que a saúde mental é fundamental para o bem-estar geral e para a capacidade de enfrentar os desafios diários”, disse o gerente de Saúde do Sesc RJ, Marcus Bezerra.

Nos dois dias do evento, haverá uma visita mediada ao Centro Cultural Sesc Quitandinha, quando o público poderá conhecer, em detalhes, o edifício histórico, que completou 80 anos em 2024, e a elogiada exposição “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro”, considerada a mais abrangente mostra sobre a produção de artistas negros e negras nacional.

Realizado pelo Sesc RJ, o seminário integra o projeto Sesc+ Saúde, que oferece de forma gratuita ou a preços acessíveis, em todo o estado, em unidades fixas e móveis, uma série de atividades e serviços para a saúde com viés multidisciplinar e complementar, com foco no bem-estar físico, mental e social. Saiba mais em sescrio.org.br/saude/sesc-saude.

Related posts

Número de médicos cresce no Brasil, mas distribuição é desigual

admin

Prédio da Rua Floriano Peixoto terá o nome de Gabriel Vila Real

admin

Nova Iguaçu bate Vasco e alcança final do Carioca pela 1ª vez

admin

Deixe um comentário