Estudantes do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos deram um passo importante para sua formação: participaram de simulado no Centro de Simulação Realística da UNIFASE/FMP. A dinâmica é realizada ao final de cada unidade curricular e tem como objetivo mensurar o conhecimento adquirido nesse período, assim como preparar o aluno para entrar em campo de estágio.
“Montamos um cenário bem próximo da realidade, com situações que podem acontecer dentro do centro cirúrgico. Neste simulado, avaliamos o desempenho do aluno frente a essas situações e as suas habilidades. Estamos preparando o estudante para atuar com segurança e qualidade, porque o nosso objetivo aqui é formar o aluno com excelência”, explicou Sueli Wendling, Coordenadora Técnica do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Irmã Dulce Bastos.
O Centro de Simulação Realística da UNIFASE/FMP tem capacidade para até 100 alunos. O principal objetivo é o treinamento dos estudantes em ambiente controlado, para a segurança no processo assistencial dos pacientes. A estrutura é utilizada por alunos dos cursos de graduação das instituições e também serve de apoio aos estudantes do curso técnico.
“Com certeza o Centro Simulação é um diferencial muito grande. Tem uma estrutura moderna universitária que nos dá todo um suporte técnico na construção de diversos cenários que auxiliam no raciocínio clínico da equipe e fortalecem as habilidades técnicas e comportamentais, comunicação e trabalho em equipe, através da discussão com os professores. Representa complemento importante no nosso processo de ensino, que é dinâmico e une teoria e prática, proporcionando aos nossos alunos vivências bem próximas à que encontram no dia a dia de prática profissional”, destacou a coordenadora pedagógica da Escola Técnica, Roberta Brand.
Diretora da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos, a professora Maria Thereza de Sá Earp lembra que o maior compromisso da instituição é formar profissionais de excelência.
“Trabalhamos para formar profissionais com criatividade, inovação e compromisso ético e humano. Queremos que estejam prontos para enfrentar os desafios que virão pela frente, os desafios do século XXI”, frisou.
“Aqui no Centro de Simulação Realística a gente consegue ter essa vivência, mais próxima da realidade. Hoje, colocamos em prática o papel do circulante, que é o técnico em enfermagem. Ele participa de toda a atuação no centro cirúrgico. Ter acesso a essa estrutura de ponta é muito importante, pois me dá segurança para iniciar o estágio”, ressaltou a aluna Taysa dos Santos Oliveira.