Cidade Destaques Últimas Notícias

Petrópolis é destaque no Mondial de la Bière com 9 cervejarias

A 11ª edição do Mondial de la Bière, o maior festival de cervejas artesanais da América Latina, acontece entre quinta e domingo (10 a 13) no Píer Mauá, no Rio, e a cidade de Petrópolis é um dos destaques. Nove cervejarias petropolitanas, conhecidas pela alta qualidade de seus rótulos, levam a tradição e inovação da produção local para o evento. Entre elas estão Sampler, Guapa, Brewpoint, Duas Torres, Colonus, Doutor Duranz, Odin, Black Princess e Bohemia, marcas que já conquistaram seu espaço no mercado nacional e internacional.

“Não é à toa que Petrópolis é a Capital Estadual de Cerveja, sendo berço da produção da bebida no país e agora referência na arte da cerveja artesanal, um mercado em expansão e que atrai turistas”, pontua Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau,  entidade que vai estar presente no evento fazendo a divulgação da cidade como destino turístico e evidenciando as atrações da Cidade Imperial.

Associados ao PC&VB representarão o trade levando vouchers para sorteios de produtos de Petrópolis, uma parceria com a Rota Cervejeira do Rio de Janeiro. “Promover o destino em eventos como o Mondial chama público para a serra. Até meados deste ano havia hoteleiros da Serra Verde Imperial recebendo participantes do Mondial do ano passado. Vamos distribuir  passaportes da rota cervejeira e outros brindes e vouchers para eventos da cidade”, afirma Ana Cláudia Pampillón, coordenadora do movimento.

O festival reúne mais de 160 cervejarias, apresentando cerca de 1,5 mil rótulos ao público, e a participação das cervejarias da Região Serrana do Rio de Janeiro, em especial as de Petrópolis, reforça a importância da cidade no cenário cervejeiro. A cidade não só é um dos polos da produção de cervejas artesanais no Brasil, mas também conta com uma crescente rota cervejeira que atrai turistas e apreciadores de todo o país.

De acordo com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), o setor cervejeiro movimenta significativamente o turismo na cidade, contribuindo tanto para a economia local quanto para a visibilidade nacional da região. “A cultura cervejeira é um dos nossos grandes atrativos. Além das cervejarias, os turistas podem visitar fábricas, participar de tours e degustações, vivenciando a rica tradição cervejeira que Petrópolis oferece”, afirma Samir el Ghaoui, presidente do PC&VB.

A rota cervejeira de Petrópolis é um circuito que inclui visitas guiadas às fábricas, bares especializados e eventos que celebram a produção artesanal local. A cidade, que já foi palco de diversos eventos ligados à cerveja, aproveita a tradição que remonta ao século XIX, com a fundação da Bohemia, a primeira cervejaria do Brasil. Hoje, com uma produção anual que supera milhões de litros, Petrópolis se firma como referência nacional na fabricação de cervejas artesanais.

A presença das cervejarias petropolitanas no Mondial de la Bière reforça ainda mais essa tradição. Os participantes terão a oportunidade de conhecer novos rótulos e se aprofundar na cultura cervejeira da cidade, que alia história, inovação e um terroir ideal para a produção de cervejas de alta qualidade.

De Teresópolis, o público poderá desfrutar de marcas como MadBrew, Belgarioca Rabugentos Brewing Co, e a patrocinadora oficial do evento que leva o nome da cidade, Therezópolis.  Outros dois municípios também estão muito bem representados no festival, Nova Friburgo e Três Rios. O primeiro conta com a participação da Alpendorf, Lumiarina, Cacife e Barão Bier. Já o segundo tem Olma Beer, estreando no festival. 

O Mondial de la Bière, que completa 30 anos em 2024, é uma celebração da diversidade e da excelência cervejeira. Além das cervejarias, o evento conta com mais de 30 operações gastronômicas, ativações com jogos, apresentações musicais e outras atrações, prometendo uma experiência única para os visitantes.

Com a expectativa de receber cerca de 40 mil pessoas ao longo dos quatro dias, o festival se consolida como um dos principais eventos do calendário cervejeiro brasileiro, sendo uma excelente oportunidade para as cervejarias de Petrópolis ampliarem sua visibilidade e conquistarem novos apreciadores.

Related posts

Ministério da Saúde aprova protocolo para diagnóstico de TDAH

admin

Geração de energia eólica no mar pode ser oportunidade para estaleiros

admin

Esgotamento de leitos para covid-19 está próximo no Rio

admin

Deixe um comentário