Cidade Destaques Tecnologia Últimas Notícias

Supercomputador Santos Dumont receberá atualização

O supercomputador Santos Dumont, instalado desde 2015 no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), terá sua capacidade aumentada ainda em 2024. Os novos equipamentos, adquiridos através de projeto de cooperação com a Petrobras, desenvolvidos pela empresa Eviden, linha de negócios líder do Grupo Atos em computação avançada, devem chegar ao Brasil no dia 11 de novembro. O RIOgaleãoserá responsável pelo recebimento e armazenamento no Rio de Janeiro e a B&A Logística Internacional fará toda a logística internacional de mais de 20 toneladas desde a fábrica da Bull em Angers, na França, através de um avião charter especial. Após o desembarque, os equipamentos serão transportados em três carretas até a sede do LNCC, com previsão de chegada no dia 13 de novembro, em Petrópolis (RJ).

Em 2019, com a iniciativa do consórcio de Libra, liderado pala Petrobras, o Santos Dumont aumentou sua capacidade para conduzir a comunidade científica para um novo patamar de pesquisa e desenvolvimento e, agora, a atualização do equipamento permitirá que mais projetos de pesquisa brasileiros possam ser atendidos e aqueles, que já usam o Santos Dumont, possam concluir mais rapidamente suas simulações e análises de dados, ou seja, a ciência brasileira poderá avançar mais rápido e em mais áreas do conhecimento. Essa atualização se tornou a primeira etapa do audacioso e consistente Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA).

O que difere um computador de um supercomputador é a capacidade para atender a projetos de grande escala, ou seja, são Petascala, sistemas de computação capazes de calcular pelo menos 10 elevado a 15 operações matemáticas de ponto flutuante por segundo (1 peta = 1 quatrilhão), usados para processamento de cálculos complexos e tarefas extensas, empregados em pesquisas científicas com grandes volumes de dados.

O Santos Dumont mudou a forma como muitos cientistas brasileiros trabalham e exemplo disso, são as pesquisas para a criação de vacinas. Uma vacina é normalmente desenvolvida em três etapas. Na primeira (etapa pré-clínica), uma vacina é testada em animais, e para acelerar o desenvolvimento dessa etapa, um computador pode ser utilizado para simular esses testes, de forma muito mais rápida e sem o envolvimento de animais, eliminando rapidamente vacinas candidatas que não se comportam bem já nessas simulações. E para uma simulação desse tipo é necessário o uso de um supercomputador como o Santos Dumont.

Antes do Santos Dumont, os cientistas precisavam recorrer a supercomputadores de instituições no exterior para fazer essas simulações, aumentando o custo de produção das vacinas. O mesmo vale para várias outras áreas, como aviação e energias renováveis, por exemplo. Qualquer cientista brasileiro que apresente um projeto, em que fique clara a necessidade de usar um supercomputador com a capacidade do Santos Dumont, pode utilizá-lo.

Com a atualização, o Santos Dumont estará de volta ao Top 500 do Mundo como o mais rápido computador da América Latina dedicado à pesquisa científica, e trará três grandes benefícios para a comunidade científica nacional: ampliar a capacidade de atender um número maior de projetos científicos; expandir a capacidade de atender os projetos atuais viabilizando simulações numéricas de fenômenos físicos, econômicos ou sociais mais complexos e treinamentos de sistemas de inteligência artificial mais sofisticados; e ainda permitir que os projetos que já estão em andamento ou que venham a entrar, futuramente, no sistema possam receber um retorno mais rápido dos resultados de suas simulações e análise de dados.

Com o aumento da capacidade do Santos Dumont a ciência brasileira poderá avançar mais rápido e em mais áreas do conhecimento!

Related posts

Vereadores aprovam lei para punir também em âmbito municipal responsáveis por queimadas em áreas urbanas

admin

Governo vai retomar obras de 37 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida

admin

USP desenvolve vacina por spray nasal contra a covid-19

admin

1 comentário

Deixe um comentário