Cidade Destaques Últimas Notícias

30ª Semana Científica da UNIFASE/FMP marca reflexão sobre coexistência e saberes da natureza

Com inspiração na vasta Mata Atlântica presente no Campus Parque, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) realizaram a 30ª Semana Científica. Ao longo de quatro dias, o evento discutiu o tema “Na natureza nunca estamos sós: coexistência em foco” e contou com a presença de 40 pesquisadores de diversas partes do país para repensar nossa relação com o meio ambiente, valorizando os conhecimentos e práticas dos povos originários. 

“Hoje nós estamos tendo a oportunidade de os próprios indígenas serem os protagonistas, construírem projetos de educação, de saúde e de territórios culturais. Saímos de um passado, com uma ideia muito estereotipada dos povos indígenas e estamos em instituições ensinando nossos conhecimentos sagrados e milenares”, disse a professora da UERJ e Assessora da Coordenação de Igualdade Racial e Etnias da Secretaria de Cultura de Maricá, Carolina Potiguara, durante a palestra de encerramento. 

Buscar caminhos de coexistência respeitosa é um desafio para essa geração, como destaca Lucas Fontaine, integrante da comissão organizadora e estudante do 8º período de psicologia da UNIFASE: “Nossa proposta foi pensar e resgatar essa coexistência que nunca deixou de existir, mas que foi negligenciada com o passar do tempo. Hoje nós temos um desafio que é reconhecer essa coexistência, com uma perspectiva de reparação a tudo que foi causado aos povos originários”, comentou Lucas.

A importância do tema central foi reforçada pela participação expressiva de inscritos – 1.024 pessoas, incluindo quase 180 professores e funcionários da instituição – e pelo número recorde de trabalhos submetidos: 266 projetos. Estes números refletem a relevância e o envolvimento de alunos, profissionais da instituição e sociedade civil organizada, que vieram compartilhar ideias, reflexões e pesquisas.

Ao longo do evento, foram realizadas uma série de atividades multidisciplinares, incluindo rodas de conversa com 40 pesquisadores vindos de diversos estados do Brasil. As áreas temáticas abordadas foram, “Cuidado e Humanização em Saúde”, “Epidemiologia dos Biomas”, “Mudanças Climáticas e Adaptação”, “Saberes Tradicionais e Educação Popular em Saúde”, “Tecnologias, Gestão e Políticas” e “Território, Biodiversidade e Ecossistemas”. Com essa programação, a Semana Científica aprofundou as relações entre o ser humano e a natureza, discutindo as interações e impactos no bioma da Mata Atlântica e destacando a importância de estratégias de desenvolvimento sustentável e regeneração dos ecossistemas.

Este ano, a Semana contou também com o envolvimento de 20 instituições, como UFRRJ, Fiocruz, Observatório das Favelas, Instituto de Artes Henrique Carioca, UFF, UFRJ, USP, Quilombo da Boa Esperança, entre outras, e ofereceu nove cursos variados, contando com o suporte de 44 monitores que auxiliaram nas atividades. Além disso, 23 trabalhos de destaque receberam menção honrosa por suas notas máximas e participação nas rodas de conversa, enriquecendo ainda mais as discussões com suas perspectivas e contribuições para o tema.

Para celebrar os 30 anos de Semana Científica, a UNIFASE/FMP inovou, lançando um concurso de ilustração e produção textual, que teve 26 participantes. Sete vencedores receberam o “Prêmio Nobel”, inspirado na Livraria Nobel que presenteou os ganhadores com um livro. Esse concurso contou com a participação de quatro escolas municipais de Petrópolis, e os trabalhos premiados dialogaram diretamente com o tema central, destacando as conexões entre o ser humano e a natureza de maneira criativa e inspiradora.

“O que norteou essa Semana Científica foi de fato a valorização de diferentes saberes. Nós buscamos uma interdisciplinaridade, justamente para tirar nossos alunos dessa questão curricular, então nós oportunizamos uma outra forma de pensar e ouvir. Fechamos o evento de uma maneira muito bonita e significativa”, destacou o professor da UNIFASE/FMP e integrante da comissão organizadora, Gabriel Martins.

A Semana Científica da UNIFASE/FMP, ao completar três décadas, continua a ser um evento transformador, conectando gerações de alunos e pesquisadores em torno de uma ciência comprometida com o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente. O tema deste ano reforçou que, na natureza, nada existe isoladamente. A busca por harmonia e coexistência com o nosso ecossistema é uma responsabilidade que deve ser assumida coletivamente, valorizando os saberes tradicionais e promovendo um futuro mais sustentável e em paz com a natureza.

Related posts

Receita paga nesta sexta quarto lote de restituição do IR 2024

admin

MME mantém recomendação de não se adotar horário de verão este ano

admin

Dia Mundial sem Carro chama atenção para bicicleta como alternativa

admin

Deixe um comentário