Cidade Destaques Últimas Notícias

UNIFASE/FMP inova com metodologia que revoluciona o ensino da Saúde

Inovação e tecnologia para além dos softwares. A nova metodologia de ensino do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) é focada nos estudantes e no estímulo à aprendizagem, por meio da integração de diferentes cursos de graduação, como Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Radiologia. Para consolidar este novo momento, a instituição inaugurou o Laboratório Morfofuncional e o Laboratório de Anatomia Digital.

“É um espaço que concretiza uma mudança pedagógica que vem sendo realizada ao longo dos últimos dois anos. Um espaço de integração de conhecimentos e saberes das áreas básicas, onde podem aprender de maneira leve e descontraída. Ele é colorido, dinâmico, bonito e pode reunir todos os alunos e professores nesta proposta nova, de aprender em conjunto, com aluno no centro das nossas preocupações pedagógicas”, avaliou a Reitora da UNIFASE e Supervisora da FMP, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.

O Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Álvaro Veiga, destacou a importância do envolvimento de todos no desenvolvimento do projeto. “Os laboratórios fazem parte de um projeto maior de integração entre as disciplinas, que vem sendo pensado e trabalhado há muito tempo. Temos essa preocupação desde o início da graduação”, destacou.

Modernos e espaçosos, os laboratórios possuem equipamentos de ponta e trouxeram inovações para o estudo da Anatomia, Histologia e Fisiologia, com a tela interativa de 86 polegadas que se conecta aos computadores do laboratório e aos celulares dos estudantes. Outra inovação são as peças humanas dissecadas e plastinadas, importadas da Alemanha, que possuem alta qualidade de dissecção e não utilizam formol. Já o Laboratório de Anatomia Digital possui uma plataforma Digital 3D, que oferece uma visualização detalhada e interativa do corpo humano, e dois telões de 65 polegadas que vão projetar as imagens trabalhadas pelo professor.

“Criamos um espaço dinâmico e inovador, que acompanha os investimentos que temos feito ao longo dos anos. Nosso objetivo é sempre trazer o que há de mais moderno para estimular o aprendizado dos alunos, abrindo caminho para que para que se tornem bons profissionais”, contou o pró-reitor Administrativo, Afonso de Resende Chaves.

“Estou entusiasmada. Agora estou no clínico, mas olhando a estrutura dos laboratórios, dá vontade de voltar e estudar de novo. Estamos juntos construindo esta nova unidade curricular. É tudo pensado com muito carinho, vendo as nossas necessidades e pensando no futuro”, comemorou a aluna do 7º período de Medicina e representante do Diretório Acadêmico, Isabella Claudino.

Para o pró-reitor de Ensino Abílio Aranha, a inauguração dos laboratórios é um marco para a história da instituição: “Estamos materializando um desejo e um trabalho conjunto de todos os professores que vem sendo realizado há muito tempo, que é trazer inovação e tecnologia para o dia a dia dos estudantes. Mas, essa tecnologia não está apenas nos aparatos e softwares, é uma tecnologia nova para estimular o aprendizado. Em nosso DNA está o olhar para o futuro, estamos preparando os alunos para darem respostas que ainda não sabemos. Esses laboratórios são apenas uma ponta do compromisso que temos de aproveitar as oportunidades que o avanço educacional está trazendo”, afirmou.

“Estou muito emocionada com o laboratório, que é lindíssimo. Ele vai ser um ponto de integração onde poderemos aplicar as metodologias ativas. Tenho certeza de que vai ser especial para os alunos e professores e para toda instituição”, comentou a professora de Fisiologia e Fisiopatologia, Glauce Maria Nunes de Araújo.

Related posts

MPF recomenda controle do solo contaminado por mercúrio no Pará

admin

Volta às aulas na Prefeitura tem ação especial para segurança no trânsito

admin

Procon/Petrópolis-RJ autua Itaú por tempo de espera em filas

admin

Deixe um comentário