Cidade Destaques Últimas Notícias

Feriado de São Sebastião impulsiona ocupação hoteleira em Petrópolis

Com uma média de 72% de ocupação hoteleira na primeira quinzena de janeiro, o setor de turismo na cidade vai sentir os efeitos do feriado de São Sebastião, aplicado somente na capital e dedicado ao padroeiro do Rio nesta segunda-feira (20), tornando o final de semana dos cariocas prolongado e aproveitando para curtir Petrópolis. A estimativa do Petrópolis Convention & Visitors Bureau é de a ocupação chegar a 80%. A rede hoteleira da cidade, a maior da região serrana, tem 6,5 mil leitos em 120 meios de hospedagens.

O feriado, que movimenta tradicionalmente destinos próximos à capital fluminense, é uma oportunidade para Petrópolis consolidar ainda mais sua posição como um dos principais polos turísticos da região. De acordo com Fabiano Barros, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, o cenário é promissor. “A proximidade com o Rio de Janeiro e o clima mais ameno tornam nossa cidade extremamente atrativa para os cariocas em períodos de descanso prolongado. Esse feriado é mais um exemplo da força que o turismo tem para alavancar a economia local,” afirma.

Além da expectativa de alta ocupação hoteleira, o impacto se reflete também em outros setores, como gastronomia e comércio. “A cidade se preparou para receber os visitantes com uma programação diversificada, que inclui passeios históricos, experiências gastronômicas e contato com a natureza. Estamos confiantes de que isso contribuirá para superar as expectativas e garantir um excelente retorno tanto para os turistas quanto para os empresários locais,” destaca Fabiano Barros.

A estimativa de 80% de ocupação hoteleira demonstra que o setor tende a crescer fora da alta temporada, no inverno. “O turismo em Petrópolis é uma engrenagem fundamental e os números que estamos observando refletem a união entre o poder público, os empresários e a nossa entidade para promover a cidade de forma estratégica e consistente,” aponta o presidente do Petrópolis Convention.

Petrópolis, no entanto, não é apenas uma localização estratégica por sua proximidade com a capital. A cidade se destaca por ser um destino ideal para quem busca fugir do agito urbano e se reconectar com a natureza. O turismo rural e o ecoturismo são diferenciais da cidade, oferecendo experiências como trilhas em meio à Mata Atlântica,  produção de orgânicos e passeios por paisagens deslumbrantes da região serrana. Áreas como Itaipava, Araras, Bonfim, Brejal e Secretário proporcionam um refúgio tranquilo, onde os visitantes podem desfrutar do ar puro e de atividades ao ar livre. “Essa conexão com a natureza é um dos grandes atrativos de Petrópolis, permitindo que as pessoas desacelerem e vivenciem momentos únicos, longe da rotina das grandes cidades,” reforça Fabiano Barros.

Related posts

Candidatos podem ter mandatos cassados por uso negativo de IA

admin

Barroso diz que STF teve atuação controversa no combate à corrupção

admin

Biomédicos ganham visibilidade durante a pandemia e o mercado de trabalho tende a valorizar cada vez mais a profissão

admin

Deixe um comentário