Cidade Destaques Últimas Notícias

Governador Cláudio Castro anuncia investimentos para retomada do show ‘Som e Luz’ no Museu Imperial de Petrópolis

O governador Cláudio Castro anunciou, neste domingo (02/02), a modernização dos equipamentos utilizados no espetáculo ‘Som e Luz’ do Museu Imperial, em Petrópolis. O retorno das apresentações será viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do investimento de R$ 1,7 milhão da Enel. Suspenso desde 2020, o evento volta a integrar o circuito cultural e histórico do município.

Castro destacou a utilização de equipamentos modernos para a retomada do projeto e reforçou a relevância da iniciativa para a preservação da memória histórica. A previsão é que o espetáculo seja mantido pelos próximos 10 anos.

“A história do país precisa ser valorizada e essa iniciativa tem papel fundamental no turismo. O resgate da memória nacional fortalece políticas culturais e destaca a identidade do Estado. Petrópolis tem um papel central nesse contexto e seu potencial histórico precisa ser ainda mais promovido”,afirmou o governador.

Criado em 2002, o evento ocorre no Museu Imperial, um dos destinos mais visitados do Rio de Janeiro. Anualmente, cerca de 100 sessões eram realizadas, reunindo 250 espectadores por apresentação. Desde o lançamento, mais de 400 mil pessoas já acompanharam a performance, que utiliza efeitos especiais de iluminação e som para narrar a história de Dom Pedro II.

A secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, ressaltou a importância da modernização do projeto.

“O ‘Som e Luz’ atrai tanto visitantes quanto moradores. Com essa renovação, o público terá uma experiência aprimorada, aliando tecnologia e patrimônio histórico” disse.

O prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, enfatizou a articulação necessária para a retomada do espetáculo.

“Trabalhei para viabilizar esse retorno desde antes da minha eleição. Com a colaboração do governo estadual, dos parceiros da iniciativa privada, como a Enel, e da Prefeitura de Petrópolis, conseguimos garantir essa conquista para a cidade” afirmou o prefeito.

A retomada do projeto reforça a valorização do patrimônio histórico e o fortalecimento do turismo cultural na região.

Related posts

ProUni abre prazo para selecionado apresentar documentação

admin

Eduardo Pazuello toma posse como ministro da Saúde

admin

Ancestralidade africana reduz chances de encontrar doador de medula

admin

Deixe um comentário