Cidade Destaques Últimas Notícias

Petrópolis é destaque no Fórum Nacional de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil

Petrópolis foi uma das primeiras cidades do país a começar a usar o Defesa Civil Alerta, pelo sistema Cell Broadcast. Desde agosto de 2024, o município utiliza a ferramenta nacional para emitir alertas de eventos extremos para a população. Devido a experiência exitosa no município, Petrópolis foi convidado a participar do Fórum Nacional de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil, promovido pelo Governo Federal. O evento, online e gratuito, começou nesta terça-feira (18) e vai até quarta (19).

“Pelas nossas características e histórico, é muito importante termos acesso a novas tecnologias e ferramentas para alertar a população e garantir a segurança, principalmente, das pessoas que vivem em áreas de risco. Essas ferramentas aliadas ao trabalho de prevenção junto com a população podemos ter uma cidade mais resiliente e segura”, comentou o prefeito Hingo Hammes.

O evento reúne especialistas, gestores, agentes voluntários e agentes de proteção e defesa civil de todo o país para discutir, trocar experiências e apresentar boas práticas em Defesa Civil. “Nosso compromisso é que os alertas cheguem à população de forma efetiva, para que as pessoas, em especial as que vivem em áreas de risco, possam se mobilizar. Cada vez mais a tecnologia está avançando para que esse trabalho chegue de forma eficaz a toda a população”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.

A utilização do sistema de Defesa Civil Alerta em Petrópolis foi apresentada pela diretora técnica de Monitoramento da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Eduarda Conde. A palestra, assistida por mais de 500 pessoas, aconteceu na manhã desta terça-feira (18) como parte do Eixo 1: Planejamento Nacional Defesa Civil Alerta, que também contou com a participação de Tiago Schnnor, coordenador-Geral de Monitoramento e Alerta e do tenente coronel Benício Ferrari, assessor especial do Comando do Estado do Espírito Santo.

Eduarda apresentou um balanço do Defesa Civil Alerta em Petrópolis e como são feitos os alertas até o envio à população. “Atuamos em conjunto com as equipes de meteorologia e comunicação social para garantir que os alertas emitidos sejam precisos e eficazes, proporcionando à população informações claras e tempestivas”, ressaltou a diretora técnica de Monitoramento da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis. “Nós mantemos um monitoramento, acompanhamento e atualização junto às defesas civis de todo o país. É um trabalho conjunto”, disse Tiago Schnnor, coordenador-Geral de Monitoramento e Alerta, acrescentando que o Defesa Civil Alerta está em fase de nacionalização, sendo levado para outras regiões do país.

A programação do Fórum inclui palestras e oficinas, como o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, a Inclusão Social e Sustentabilidade na Gestão de Riscos e Desastres, além de debates sobre estratégias locais e boas práticas na redução de riscos. A programação completa está no site do Governo Federal: https://www.gov.br/mdr/pt-br.

Related posts

Entidades lançam manifesto contra alteração de controle da Meta

admin

Mais de 43 milhões de pessoas já se vacinaram contra gripe no Brasil

admin

Eventos prometem movimentar Petrópolis durante todo o mês de Maio

admin

Deixe um comentário