Cidade Destaques Últimas Notícias

Prefeitura reúne representantes de blocos para debater segurança e organização na Folia Imperial 2025

Na manhã desta terça-feira (18), a Prefeitura fez uma reunião com representantes dos blocos e outros eventos que fazem parte da programação da Folia Imperial 2025, para fazer os últimos ajustes para os oito dias de programação do Carnaval. O tema central do encontro foi segurança pública. Por isso, além das secretarias de Cultura, Assistência Social, Segurança Serviços e Ordem Pública - SSOP, Turismo, Saúde e da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes - CPTrans, também estiveram presentes representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

“Desde o início desse processo a gente vem tendo um diálogo aberto com os blocos e com os realizadores de eventos. O maior objetivo é ter um Carnaval da família, seguro. Um Carnaval que valorize a nossa cultura, que gere renda e que seja organizado”, disse o prefeito Hingo Hammes.

Para garantir a segurança nos dias de folia, a orientação da Polícia Militar foi de que os responsáveis pelos blocos orientem as pessoas que vão curtir a festa a respeitar as sinalizações de trânsito, os horários de início e término, a não utilização de carros com som não autorizado. “Nessa reunião nós podemos conhecer os organizadores e entender a demanda deles por segurança e nós passamos o nosso planejamento de como vamos desempenhar as ações de segurança neste Carnaval”, explicou o major Carlos Henrique, do 26º BPM.

Para quem faz a festa, um diálogo necessário. “É muito importante para a gente fazer um Carnaval organizado. Nosso Carnaval é voltado para a família. A gente tem programação para crianças. Então, todo esse suporte que o Instituto Municipal de Cultura tem dado para a gente é muito importante”, destaca o presidente do Bloco General Marciano Magalhães, do Morin. “No ano passado, a gente entregou um Carnaval bem organizado para a cidade. Então a expectativa é de que o público se divirta bastante e todo mundo tenha segurança para o evento”, ressaltou Gabriela Rosendo, organizado da Feira Deguste.

Os blocos vão receber apoio de diferentes secretarias do Governo Municipal, com apoio com banheiros químicos, barracas, palcos e carros de som, assim como da Guarda Civil Municipal e dos agentes de trânsito. “A gente conversou para acertar a fiscalização e o ordenamento na medida certa. Para que haja a liberdade dos blocos fazerem a folia, mas que isso ocorra de forma organizada para toda a cidade”, explicou Luciano Moreira, presidente da CPTrans. “Foi uma reunião para que a gente possa estar preparados garantir a segurança de todos na nossa cidade. Principalmente no pós festa, para não deixar que ninguém se exceda”, pontuou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Marcelo Chitão.

Oito dias de evento

A programação da Folia Imperial 2025 já está disponível no site da Prefeitura de Petrópolis neste link:

https://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/phocadownload/destaques/2025/programacao_folia_imperial_2025.pdf

São oito dias, com mais de 60 eventos. Um dos grandes destaques é o evento de abertura, com a Bateria da Mangueira, no dia 28 de fevereiro, às 20h, na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia). A expectativa é de mais de 100 mil pessoas em todos os dias de Carnaval.

“A gente começa nos dias 21, 22 e 23 com a Feira Deguste e com alguns blocos fazendo esse pré-Carnaval. Depois a gente segue com uma extensa programação entre os dias 28 e 4 de março. Teremos matinês para as crianças em vários pontos da cidade. É sobretudo um Carnaval para a família petropolitana e aquelas que decidirem visitar a cidade. Um Carnaval com foco na segurança e na valorização da nossa cultura”, destacou o presidente do IMC, Adenilson Honorato.

Related posts

Micro e pequenas empresas geram seis de cada dez empregos em junho

admin

Nova decisão do TRT considera gravíssima conduta do Sindicato dos Rodoviários em Petrópolis

admin

Secretaria de Saúde do Rio combate coronavírus nos aeroportos

admin

Deixe um comentário