Cidade Destaques Últimas Notícias

Governo do Estado e Prefeitura de Petrópolis inauguram obras do túnel extravasor

A Prefeitura de Petrópolis e o Governo do Estado do Rio de Janeiro inauguraram nesta sexta-feira (11) as obras de reforma do túnel extravasor. Essa é uma das mais importantes obras do estado no município, que recebeu um investimento de R$ 79 milhões. O túnel garante o escoamento das águas do rio Palatino, evita o encontro com o rio Quitandinha e reduz os alagamentos na região central da cidade.

“Hoje é um dia muito importante pra gente, essa obra é aguardada há muitos anos pelo nosso município, acompanhamos essa luta desde 2022 e é emocionante para todos nós ver a obra concluída. Com esse novo equipamento poderemos evitar prejuízos com os alagamentos no centro da cidade” comentou o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes.

O túnel extravasor foi construído na década de 1960 e, desde então, não passava por manutenção. Ele tem uma extensão de quase três quilômetros, composto por um quilômetro de túnel escavado e aproximadamente 2,5 quilômetros de estrutura até seu deságue no rio Piabanha. O Governo do Estado assumiu a reforma depois da tragédia de 2022, quando a estrutura colapsou com a tragédia climática que atingiu a cidade.

“As vezes chega uma chuva e leva tudo aquilo que a gente construiu com tanto esforço. Nós temos que proteger as vidas e tudo aquilo que elas construíram. Eu vou continuar investindo para mudar a vida das pessoas para melhor”, disse o Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

As intervenções no túnel foram divididas em duas etapas: Foram feitos serviços de concretagem no fundo da galeria subterrânea, instalação de comportas na entrada do túnel no rio Palatino, na altura da Rua Souza Franco e jateamento de concreto nas paredes e no teto. Além disso, foi feita aplicação de resina anticorrosiva no concreto e manutenção completa na galeria superior. A obra foi uma solicitação do Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

“Quem é morador do Quissamã sabe das crateras que estavam no bairro. Se não fosse essa obra no túnel extravasor, a cidade não teria conseguido suportar esse último período que teve mais de 300 mm de chuva em 24 horas”, concluiu o Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Related posts

Segunda-feira é o prazo final para pagamento da primeira parcela do IPTU 2025

admin

Soberano Itaipava terá apresentação única de sucessos de Edith Piaf

admin

Crédito para folha de pagamento já está disponível nos bancos

admin

Deixe um comentário