Cidade Destaques Últimas Notícias

Ação sobre animais peçonhentos reúne moradores em Secretário

A Prefeitura de Petrópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na Vila de Secretário, neste sábado (12), uma ação de educação e conscientização sobre animais peçonhentos. Especialistas do Instituto Vital Brazil (IVB) trouxeram para a praça de Secretário animais vivos para mostrar aos moradores e explicaram como é o comportamento de cada um deles, com dicas para evitar acidentes.

“Esta é uma ação muito importante para conscientizar e orientar a população. Só assim evitaremos novos acidentes e garantiremos um convívio harmonioso da população, respeitando o meio ambiente” comentou o prefeito Hingo Hammes.

O evento faz parte de uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). No local, técnicos do IVB e da Vigilância Ambiental do município deram explicações e tiraram dúvidas dos moradores. Além disso, foi distribuído material informativo.

“Desde março o Instituto Vital Brazil vem realizando capacitações focadas no manejo e atendimento em casos de acidentes por animais peçonhentos em Petrópolis. O objetivo é trazer informação e garantir respostas mais rápidas em emergências”, comentou o secretário de saúde Luís Cruzick.

A ação ofereceu ainda informações sobre saúde do trabalhador, voltadas para produtores rurais. A população teve acesso ainda a vacinação, aferição de pressão arterial, glicose, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e orientações sobre o planejamento familiar.

No último dia 28 de março a secretaria de saúde criou uma nova referência para atendimentos de emergência envolvendo acidentes com animais peçonhentos na Unidade Pré-Hospitalar de Pedro do Rio. A nova referência atende um pedido da população da Vila de Secretário, região turística e cercada de mata. Além disso, uma ambulância está disponível 24 horas na unidade para atender outros casos de picadas de animais peçonhentos que necessitem de transferência para a Unidade de Pronto Atendimento de Cascatinha.

Apesar do aumento no aparecimento de serpentes na região, os números mostram que não houve aumento nos acidentes em Petrópolis. De janeiro a abril de 2025 foram oito casos de picadas de cobras, o mesmo número de janeiro a abril 2024, e todos envolvendo jararacas. O município de Petrópolis nunca registrou acidentes com cobras da espécie cascavel.

Related posts

Haddad diz aguardar reunião de líderes para aparar arestas com Câmara

admin

TSE realiza esta semana audiências sobre regras eleitorais

admin

Mapeamento propõe estratégias locais para enfrentar covid-19

admin

Deixe um comentário