Cidade Destaques Últimas Notícias

Agentes da Defesa Civil fazem ação de prevenção no Centro Histórico

Reforçar os cuidados necessários em casos de chuvas fortes em Petrópolis. Este foi o objetivo da ação realizada pelos agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias nesta terça-feira (30.01) no Centro Histórico. As equipes distribuíram cartilhas de prevenção aos desastres de origem natural nas ruas do Imperador e 16 de Março. A iniciativa integra o conjunto de atividades do Plano Verão 2020.

O material entregue para a população ensina dicas simples, como a preparação de um kit de emergência, o conserto de vazamentos em reservatórios e caixas-d’água e o descarte correto do lixo. Outro ponto abordado nas cartilhas é o papel dos moradores na prevenção de desastres. De acordo com o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato, a conscientização é importante para o futuro da cidade.

“Estamos em busca de uma cidade consciente do seu papel, com ações nas escolas, nas comunidades e também nas ruas. Petrópolis é um município com 411 mortes por desastres nos últimos 30 anos. O trabalho de prevenção busca mudar esses números”, explica o secretário de Defesa Civil, lembrando que a mesma ação também já foi realizada na Rua Teresa.

Além disso, as equipes também fixaram o material do SOS Chuvas em bares, lanchonetes, padaria e bancas de jornais. Outra ação realizada pelos agentes ao longo desse mês foi nos terminais rodoviários.

“A ideia é aproximar a Defesa Civil, cada vez mais, de quem mora nas áreas de risco. Para isso acontece o trabalho de prevenção nos bairros e também nas escolas”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

No fim do ano passado, a Defesa Civil realizou a entrega desse material educativo nas 12 comunidades da cidade que contam com 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Os agentes também vistoriaram cada um dos 15 pontos de apoio existentes nos bairros. A ação reforçou a importância das sirenes e preparou os locais para estarem abertos neste período.

“Organizamos todo o sistema de alerta e alarme ainda no ano passado, com as visitas nas comunidades e nas escolas. Vale ressaltar que todas as sirenes estão funcionando e serão acionadas caso os índices pluviométricos necessários para isso sejam atingidos”, disse o coronel Paulo Renato.

O trabalho realizado nos terminais rodoviários urbanos faz parte Plano Verão 2020. Também estão incluídos neste planejamento o Defesa Civil nas Escolas, o Defesa Civil Jovem, o SOS Chuvas e o programa Rio Limpo. Os planos de contingência da estação estão disponíveis no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Related posts

MPRJ denuncia deputado estadual por morte de jornalista em Maricá

admin

Capes antecipa pagamento das bolsas de pós-graduação

admin

Prefeitura determina criação de protocolo de atendimento de urgência e emergência em escolas e creches

admin

Deixe um comentário