Motoristas que utilizarem vagas no rotativo (EstaR) a menos de 200 metros de áreas comerciais já têm garantidos por lei gratuidade nos primeiros 15 minutos de estacionamento . A lei que assegura o benefício, de autoria do vereador Yuri Moura, foi sancionada em 30 de setembro. Agora, o parlamentar cobra que a Sinalpark (empresa responsável pelo serviço) e a CPTrans sinalizem as áreas, informando à população sobre a isenção no período inicial.
Yuri Moura lembra que a gratuidade nos primeiros 15 minutos de estacionamento beneficia o comércio, especialmente o de bairro, que, com muito esforço, tenta se reerguer após dois anos de pandemia e duas tragédias, no início deste ano. “Não podemos deixar que o estacionamento rotativo seja uma indústria da cobrança. Uma coisa é trabalhar para garantir rotatividade nas vagas, outra é permitir que uma empresa enriqueça às custas dos moradores, dos visitantes e dos turistas”, afirmou o vereador.
A lei garante gratuidade nos primeiros 15 minutos do estacionamento em áreas de estacionamento rotativo próximas de estabelecimentos comerciais. Apenas após este período haverá cobrança. “Não é justo que os comerciantes sejam prejudicados porque o cliente não pode parar nem por 5 minutos sem ter que pagar pelo estacionamento. A isenção do pagamento por 15 minutos é justa e garante benefícios a compradores e ao comércio, em geral. Também mantém o objetivo final do rotativo, que é assegurar a rotatividade nas vagas”, frisou Yuri Moura.