‘A fundação de Petrópolis sob o olhar do Imperador’ será tema de palestra pelos 180 anos da cidade

Das motivações e implicações da fundação de Petrópolis, com a implantação da colônia germânica na Fazenda do Córrego Seco, em 16 de março de 1843, até a elevação da colônia à categoria de cidade, em 29 de setembro de 1857, passando por diversos aspectos ligados à colonização da Cidade Imperial. Esses serão os assuntos abordados na palestra “A fundação de Petrópolis sob o olhar do Imperador”, que será ministrada pelo professor Leonardo Bastos, na quarta-feira (15), a partir das 17h, na Sala ComTexto.

O evento faz parte das comemorações pelos 180 anos de Petrópolis, celebrado um dia depois, na quinta-feira (16). O conteúdo da palestra irá destacar o nível de envolvimento do imperador e a cidade, contextualizar com a história do período imperial brasileiro, além de desvendar algumas contradições, novidades e curiosidades pouco abordadas sobre esta história.

“É a oportunidade de ampliar o conhecimento dos petropolitanos ou quem mora na cidade com acesso a uma aula multimídia, em um ambiente acolhedor e interativo e com conteúdo de alta qualidade, ministrado por um especialista da área”, diz Leda Werneck, idealizadora da sala ComTexto.

Em março, o professor Leonardo Bastos irá ministrar também o curso “História da Arte”, abordando o tema “Renascimento”, no dia 22, às 17h. Leda destaca que esta foi uma época muito importante para todo o mundo, deixando um legado vasto nas áreas de pintura, literatura, filosofia, revolução científica e astronomia. “Alguns nomes bem conhecidos do público vieram desse período da história, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, William Shakeaspeare, Luís de Camões, Descartes, Martinho Lutero, Galileu Galilei e Nicolau Copérnico”, comenta.

Neste mês de março, a sala apresenta ainda uma novidade que será o curso “O valor do seu tempo”, que vai ensinar aos alunos a como cuidarem das finanças. O conteúdo será ministrado por Simone Corrêa, nos dias 29, 30 e 31, às 16h.

Além deste tema, a sala ComTexto também está divulgando outros cursos já conhecidos do público, como os de línguas: espanhol e francês, toda segunda-feira; italiano e inglês, às terças-feiras.

As inscrições e mais informações sobre valores mensais e de aulas avulsas devem ser feitas/solicitadas pelo WhatsApp: (24) 992320657. O espaço fica na Rua 16 de Março, nº 90/1003, no Centro. Os interessados em fazer o curso ou conhecer o espaço também podem acompanhar a Sala ComTexto no Instagram: @salacomtexto.

Posts relacionados

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões

Governo destinará mais recursos contra queimadas, diz Casa Civil

CDL Petrópolis oferece treinamentos para atendimento e gestão gerencial