Ações do Programa Petrópolis da Paz se tornam referência no país

Desde a iniciativa do prefeito Bernardo Rossi por meio da Lei nº 7.532, em 2017, o Programa Petrópolis da Paz avança cada vez mais no segmento de incentivar e trabalhar pela Cultura de Paz por toda cidade. As ações pioneiras do órgão, que faz parte da Coordenadoria de Relações Institucionais, se tornaram referência em todo país. Com apenas 3 anos de atuação o trabalho vem sendo aderido pela população: só este ano, 6.473 pessoas participaram das atividades oferecidas gratuitamente pelo Petrópolis da Paz, o que representa um aumento de 65% nas ações em relação ao ano passado, que foram 3.919.

Com a ampliação das ações, o programa inaugurou uma sede, na Avenida Ipiranga, com a primeira Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos do Município de Petrópolis – é a primeira cidade do Brasil, que possui um programa restaurativo gratuito, realizado pelo executivo. Em 2019, o espaço realizou 80 atendimentos.  A Câmara possui 15 mediadores judiciais e voluntários, que tem a missão de promover a Cultura de Paz através da formação individual e sistemática do entendimento da relação como um todo, baseada no respeito, amor e dignidade. Com todo trabalho, é possível desafogar as ações no judiciário, com acordos que beneficiam as duas partes envolvidas.

“Nossa cidade é referência no quesito Cultura de Paz. Além de todas as ações que são realizadas em toda a rede municipal. O programa ainda disponibiliza um espaço para conciliações auxiliando as relações comunitárias e escolares. É nossa cidade fazendo história. Ano que vem o objetivo é ampliar ainda mais os atendimentos”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

O Petrópolis da Paz trabalha com três pilares: Mediação escolar, Justiça Restaurativa e Mediação Comunitária, além de formar mediadores na rede municipal expandindo o serviço por todo município. Este ano, a Mediação Escolar atendeu entre profissionais e alunos 1.300 pessoas nas escolas municipais Liceu Carlos Chagas; Amélia Antunes Rabello; Governador Marcelo Alencar e Germano Valente.

“Uma solicitação do prefeito foi que nossas ações fossem voltadas para a humanização da rede. Hoje o Petrópolis da Paz trabalha em parceria com todas as secretarias ampliando o programa e a inclusão da Cultura de Paz no município. Nossa base da mudança de um paradigma de uma geração. Petrópolis já é uma cidade restaurativa”, frisou a coordenadora do Programa Petrópolis da Paz, Elsie-Elen Carvalho.

A Mediação Comunitária também teve uma atuação bem expressiva durante o ano. A equipe alcançou 2.075 pessoas durante mediações com líderes comunitários e ações com os moradores na Posse e no Vicenzo Rivetti. O Programa esteve também em 5 ações sociais, Semana da Mediação e eventos do Conima totalizando 1.077 participantes.

As ações de mediação do Petrópolis da Paz também estiveram presentes no programa da rede de saúde “Cuidar de quem Cuida de Mim”, capacitando líderes da secretaria nos Caps, Creas, PSF entre outros. O Programa também foi pioneiro na participação da Semana Mundial de Justiça Restaurativa, realizou a Gincana da Paz, Semana Municipal da Mediação e Escolas pela Paz.

 

Posts relacionados

Hingo Hammes e Firjan debatem estratégias para o desenvolvimento e a mobilidade urbana em Petrópolis

Circuito Imperial de Lutas realiza etapa de Judô neste domingo

Música clássica inspira a alta gastronomia no Petrópolis Gourmet 2024