Agora é lei: Petrópolis terá ações voltadas para a prevenção de doenças cardiovasculares

Foi sancionada pelo Executivo Municipal a lei 8684,  de autoria do vereador Eduardo do Blog, que institui no calendário oficial de eventos de Petrópolis a “Semana Municipal de Prevenção e Informação sobre Doenças Cardiovasculares” a ser realizada anualmente na última semana do mês de setembro, coincidindo com a realização da Semana Nacional do Coração.

O objetivo da lei é prestar informações sobre o assunto através de processos educativos e organizativos, abordando formas de prevenção e de tratamento, bem como disponibilizar à população treinamentos voluntários para o atendimento em casos de emergências. Profissionais com conhecimentos específicos deverão ser convidados para debates, palestras e outros eventos, podendo o Executivo celebrar parcerias com universidades e demais entidades da área de saúde.

Para Eduardo do Blog, o assunto tem enorme relevância, uma vez que as doenças cardiovasculares são, comprovadamente, a principal causa de morte de mulheres no mundo.

“Dados recentes da Organização Mundial da Saúde mostram que doenças cardiovasculares são uma das causas de morte mais recorrentes do mundo. Em nosso país, principalmente em se tratando de mulheres com idade superior a 40 anos, essas doenças chegam a representar 30% das causas de óbito. Esperamos que, com este projeto aprovado, estejamos avançando no sentido de conscientizar e informar a população sobre as cardiopatias, promovendo formas de prevenção e maior atenção em cuidados e tratamentos”, justificou o vereador.

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite