Agora é Lei: Restaurantes, bares e lanchonetes terão que disponibilizar cardápios em braille

Imagine entrar em um restaurante e ser impedido de verificar, sozinho, o cardápio? Essa é uma realidade comum no dia a dia de milhares de deficientes visuais. Em Petrópolis, uma iniciativa do presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Coruja, vai mudar essa rotina de dificuldades: a lei nº 8.552/2023, de sua autoria, que acaba de ser sancionada, obriga que restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis e outros estabelecimentos que comercializem refeições e lanches disponibilizem cardápios impressos em braille.

O vereador Júnior Coruja explica que o objetivo é ampliar as ações de inclusão, garantindo aos deficientes visuais o acesso a informações como nome do prato e preço. “O cardápio em braille já é lei em 15 estados brasileiros. É uma medida que necessária que garante a autonomia da pessoa com deficiência visual”, frisou, lembrando que os empresários devem estar atentos a estas questões, colocando-se no lugar dos clientes. “Imagine chegar a um restaurante e não ter acesso às informações sobre as opções de prato e preços? Estamos falando de obrigação legal, mas também de respeito e empatia”, destacou.

A lei entra em vigor imediatamente e especifica que o cardápio escrito em braille deverá atender aos requisitos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Posts relacionados

Secretaria da Mulher debate organização do fluxo de atendimento às vítimas de violência doméstica

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumulado vai para R$ 60 milhões

Dólar desaba após tarifas de Trump e atinge menor valor em seis meses