Agosto terá atração internacional na Casa de Petrópolis

         A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura e o Consulado do México no Brasil trazem, pela primeira vez em Petrópolis, o grupo Terceto del Sur. A apresentação abre a programação de agosto do espaço, neste sábado, 06 de agosto, às 18h. O mês terá uma programação intensa com performance de canto lírico com a soprano Tânia Novark, a pianista Dília Tosta, o terbi André Figueiredo e o barítono Mario Modestino.

Terceto del Sur

         A primeira apresentação internacional da Casa de Petrópolis vai receber o grupo Terceto del Sur logo após os artistas se apresentarem no CCBB, no Rio. Em Petrópolis, Carlos Iván Reyes, Paul Cañedo e Antonio Solano, irão apresentar o que há de melhor em música de câmara para conjuntos de violões. 

O grupo dedica-se à resgatar arranjos de obras do Quarteto de Violões Entre Cuerdas – grupo de onde se originou o atual Terceto – , bem como abordar um novo repertório original. Essa é a primeira vez em turnê pela américa latina e, além do Brasil e do próprio México, Colômbia e Costa Rica também estão na rota do grupo. 

“Estamos muito felizes com a presença do grupo na Casa de Petrópolis em sua primeira turnê pelo país. Nossa perspectiva em trazer grupos de diferentes culturas tem se expandido e o Terceto contempla essa meta. Vai ser uma performance linda que trará uma nova abordagem à música de câmara na Casa”, destaca a diretora executiva do espaço, Rachel Wider.  

Os músicos do grupo Carlos, Paul e Antonio possuem mais de 10 anos de experiência na música de câmara para conjunto de violões, tendo participado da Orquestra de violões “Ollin Yoliztli”, o Trio Iberoamericano, sob a direção do mestre Eduardo Garrido e no quarteto de violões “Entre Cuerdas”. 

Ganharam o primeiro lugar no Concurso de Música de Câmara Naolinco 2019, primeiro lugar no 10º Concurso Nacional de Música de Câmara Ollin Yoliztli 2018, assim como Menção Honrosa do mesmo concurso em 2013 de melhor interpretação de música mexicana e terceiro lugar no Concurso de Música de Câmara da Escola Superior de Música 2019. 

Além disso, destacou-se como um dos favoritos no Festival de Música de Câmara de Aguascalientes 2018 e recebeu Menção Honrosa no Primeiro Concurso Mexicano de Música de Câmera 2019. Os integrantes ainda contam com primeiro lugar no concurso de música de câmara do ex-convento de São Francisco 2013, em Pachuca, Hidalgo, no qual foram premiados com a medalha “Gerardo Tamez”; e segundo lugar no concurso de conjuntos do Festival Internacional de Violão de Taxco 2013.

      Os convites são limitados e custam R$ 40 a inteira e R$ 20 a meia entrada. Eles podem ser adquiridos pelo culturacasadepetropolis@gmail.com e pelo WhatsApp (24) 99318-6716. A Casa de Petrópolis funciona à Avenida Ipiranga 716, no Centro Histórico. O espaço possui estacionamento rotativo. 

Programa

Lucho Bermúdez (Colombia, 1912-1994) Colombia Tierra Querida
Arreglo de Franz Castillo-Terceto del Sur 

Julio César Oliva (México, 1947) La Media Luna 

Clarice Assad (Brasil, 1978) Bluezilian
Arreglo del Terceto del Sur 

Laurindo Almeida (Brasil, 1917 – Estado Unidos 1995) Brazilliance 

Eduardo Martín (Cuba, 1956) Hasta Alicia baila
Arreglo del Terceto del Sur 

Agustín Barrios “Mangoré” (Paraguay, 1885 – El Salvador, 1944) Zapateado Caribe 

Eduardo Martín (Cuba, 1956) Acrílicos en el espacio Arreglo del Terceto del Sur 

Alfonso Moreno (México, 1949) Fantasía Mexicana
Recopilación de temas populares 

Posts relacionados

Hingo Hammes e Firjan debatem estratégias para o desenvolvimento e a mobilidade urbana em Petrópolis

Circuito Imperial de Lutas realiza etapa de Judô neste domingo

Música clássica inspira a alta gastronomia no Petrópolis Gourmet 2024