A Secretaria de Assistência Social deu início esta semana à Operação Pernoite Covid-19, que tem como objetivo reforçar a proteção à população em situação de rua neste período de pandemia. Entre as ações está a readequação ainda maior dos alojamentos no NIS, o Núcleo de Integração Social, que fica no Alto da Serra. Também estão sendo criadas mais vagas para o pernoite – já que neste período de frio o movimento aumenta no local – e novos procedimentos para prevenção ao coronavírus foram adotados pela equipe.
Parte do repasse emergencial de R$ 2.009.700,00 destinado pelo Ministério da Cidadania será usado para transformar o espaço onde, hoje, estão as tendas da Defesa Civil em alojamentos individuais. Ao todo serão 26 alojamentos. Com isso, a capacidade do NIS será ampliada de 73 para 84 vagas. Desde o início da pandemia, o Núcleo já vem adotando medidas especiais para proteger as pessoas em situação de rua da doença.
“As pessoas chegam aqui através do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua) e também das abordagens sociais, que aumentaram neste período. Este é um local para o pernoite. Estamos aumentando a capacidade do NIS com dignidade, com limpeza, com higiene. Cada pessoa vai ficar em um alojamento individual pra evitar o contato próximo com os outros usuários”, explica a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.
A previsão é de que os novos alojamentos fiquem prontos em até um mês, mas, antes disso, todos que já funcionam atualmente seguem todas as recomendações do Ministério da Saúde e esta semana passaram por uma nova readequação. Os usuários que chegam ao NIS também passam pela checagem na enfermaria e recebem máscaras e orientações de higiene para prevenir o coronavírus. Uma enfermeira faz o trabalho de checagem dos sintomas da covid-19 duas vezes por dia. A alimentação também passou por mudanças no local, além de as refeições serem distribuídas em material descartável, o café da manhã agora é consumido no pátio e o almoço e o jantar tem um limite de pessoas por vez no refeitório.
A entrada no NIS vai das 19h30 às 21h, com lanche das 20h30 às 21h15 e café da manhã das 6h30 às 7h.
Ônibus do Consultório na Rua é reformado
O programa Consultório na Rua também presta assistência de saúde de pessoas em situação de rua. O ônibus onde os atendimentos são realizados foi reformado, com melhorias na parte elétrica, sistema de refrigeração e pintura e a Secretaria de Saúde estuda a instalação de um toldo para permitir ampliar as consultas. De janeiro a maio, o ônibus realizou 1.057 atendimentos.
A equipe do programa conta com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, técnico de saúde bucal, psicólogo e assistente social e o ônibus realiza o serviço junto a essa população no Centro e em Corrêas, pelo menos uma vez por semana. No local, são feitas vacinações, prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, encaminhamento para atendimento odontológico, tratamento psiquiátrico, tratamento de dependência química, entre outros.