Audiência pública debate inclusão de Petrópolis na Região Metropolitana

A inclusão de Petrópolis no planejamento urbano do Grande Rio, conduzida pelo instituto estadual Rio Metrópole e apoiada pela Prefeitura, tem audiência pública nesta quinta-feira (15), às 16 horas, na Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta, na Avenida Koeler, Centro. O encontro vai ser aberto à participação também pela internet, com inscrições prévias no site irm.rj.gov.br/audiencia.html.

A audiência dá continuação a debates iniciados em junho, como parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (Pedui/RMRJ). Para a inserção de Petrópolis no plano, várias reuniões presenciais e on-line foram promovidas pela consultoria Quanta, contratada pelo Rio Metrópole, resultando em um diagnóstico socioeconômico e urbano e em propostas de iniciativas de integração regional.

O prefeito Rubens Bomtempo, que tem acompanhado o passo a passo do trabalho, destaca a importância da inclusão efetiva de Petrópolis na Região Metropolitana. “A elaboração de ações estruturantes com os municípios vizinhos é indispensável para o nosso futuro sustentável”, afirma. Os municípios poderão recorrer ao Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro para custear projetos compartilhados.

O debate na audiência desta quinta-feira vai abordar o diagnóstico e o programa de ações, traçados por representantes da sociedade civil, Prefeitura, outros organismos governamentais e instituições acadêmicas. O debate vai ser organizado por temas –economia, gestão pública, habitação e equipamentos sociais, mobilidade, patrimônio cultural, patrimônio natural, saneamento e resiliência ambiental.

A inclusão de Petrópolis no Pedui/RMRJ vem sendo preparada desde 22 de junho, dia do primeiro encontro promovido pela Instituto Rio Metrópole e a Prefeitura, no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, Centro. A integração do município ao Grande Rio foi prevista por lei estadual, em dezembro de 2018, seis meses após a elaboração do Pedui – descompasso que motivou o trabalho atual, com encerramento previsto para outubro.

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite