Nesta terça-feira (07), às 18h30, acontece no Plenário da Câmara Municipal a audiência pública sobre “Os impactos da concessão da Concer na Comunidade do Contorno”. A iniciativa faz parte da Comissão Especial da Câmara, presidida pela vereadora Júlia Casamasso, e representante da Coletiva Feminista Popular, cujo objetivo é dar voz aos moradores da localidade e expressar os problemas por eles enfrentados.
Há seis anos, a comunidade do Contorno foi afetada pela abertura de uma cratera de cerca de 70 metros de profundidade, localizada acima do túnel do projeto da nova subida da serra, que resultou no despejo de 55 famílias, além da interdição da Escola Municipal Leonardo Boff. Até hoje não houve reparação por parte da Concer, concessionária responsável por administrar a rodovia BR-040.
“Vamos apresentar na audiência que, desde o início da construção do túnel, os moradores da comunidade do Contorno estavam atentos e fizeram sua parte acompanhando as reuniões oficiais e alertando sobre suas preocupações. Não foi por falta de avisos. Já se passaram seis anos sem reparação, a Comunidade precisa ser reparada.”, afirma Paulo Proença, morador da região. Ele ainda conta que só conseguiu voltar para sua residência em 2019, após a liberação por parte da Defesa Civil. Entretanto, das 22 famílias que aguardavam para retornar à localidade, somente 12 aceitaram a medida.
Ao longo do ano, a Comissão tem feito mapeamentos e estudos sobre os problemas relatados, além de violação de direitos humanos praticados pela Concer, e registrados por várias comunidades localizadas às margens da BR-040. “Estamos fazendo um trabalho junto a Comunidade do Contorno desde de março, fizemos mais de dez encontros com os moradores, coletamos relatos, sistematizamos documentos e essa Audiência Pública é resultado desse trabalho que vem sendo construído a meses.” Conclui a vereadora.