Audiência pública que vai tratar de radar terá a participação de especialistas do Cemaden e da UFRJ

A audiência pública convocada pelo vereador Hingo Hammes, que será realizada na próxima sexta-feira, dia 22 de setembro, na Câmara Municipal, terá a presença de especialistas em meteorologia e radares Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O encontro, que é iniciativa conjunta com o senador Carlos Portinho, que fez parte da Comissão Externa do Senado que apontou recomendações para a prevenção de novos desastres em Petrópolis, tem como pauta a discussão sobre o uso de radar de banda X para o aprimoramento do trabalho de previsão meteorológica no município, tornando mais eficazes os alertas de temporais.

Hingo Hammes lembra que a ocorrência de temporais cada vez mais fortes por todo o país e pelo mundo torna ainda mais urgente a necessidade de aprimoramento das ferramentas de captura de dados que permitam previsões mais precisas e com maior antecedência. “O radar de banda X tem uma das mais modernas tecnologias do mundo e é capaz de detectar tempestades como as que registramos em 2022, que não foram identificadas de forma precisa pelos equipamentos disponíveis na época. A presença de especialistas vai permitir uma discussão ampla e técnica sobre a eficácia desse instrumento, de maneira que possamos buscar soluções viáveis para essa questão”, explica.

A audiência pública já tem a participação confirmada do deputado federal licenciado Hugo Leal, atual secretário estadual de Óleo, Gás e Energia, de especialistas em geologia e representante do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Também foram convidados representantes da Defesa Civil Municipal, Estadual e Federal, do Corpo de Bombeiros e de entidades de classe nas áreas de arquitetura e urbanismo, entre outras.

Em 2022 o vereador Hingo Hammes, com o apoio de todos os demais parlamentares, já havia formalizado ao Senado, por meio da Comissão Externa Temporária das Chuvas, o pedido de um radar para a cidade, ampliando e melhorando a rede de monitoramento do município. “O radar vai possibilitar alertas mais precisos da Defesa Civil, o que é essencial em uma cidade como Petrópolis, com alto risco geológico. Precisamos avançar com obras que tornem a cidade mais segura, com uma política habitacional forte e tecnologia que possa ser utilizada a favor da população, tanto no mapeamento quanto no monitoramento de Petrópolis”, finaliza o vereador.

A audiência pública será realizada no plenário da Câmara Municipal, a partir das 18h30. Será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 98 da Speed Fiber/Tech Cable) e também pela internet, no canal da Câmara Municipal de Petrópolis no Youtube.

Posts relacionados

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões

Governo destinará mais recursos contra queimadas, diz Casa Civil

CDL Petrópolis oferece treinamentos para atendimento e gestão gerencial