Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

A última sexta-feira de novembro é aguardada por consumidores e comerciantes como um dos momentos mais movimentados do calendário do varejo: a Black Friday. Este ano, além das promoções tradicionais, o evento, no dia 29, ganha novos contornos, marcados por tendências como consumo sustentável, personalização e uso estratégico das redes sociais. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis aponta que o pequeno e médio varejista tem o desafio de concorrer com os grandes do mercado e, assim, precisa lançar mão de estratégias diferenciadas como vitrines bem elaboradas, além de anunciar com antecedência oportunidades de descontos para atrair o consumidor.  

“Os pequenos e médios negócios sentem a concorrência que tem o poder de anúncios maciços. Assim, é necessário gerar as oportunidades entre os clientes fiéis e potencializar as redes sociais. As lojas físicas, no entanto, precisam estar com propaganda convidativa para poder fazer frente às vendas digitais que são a maioria na data muito dominada pelos gigantes do mercado”, afirma Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis.

 A previsão de faturamento da Black Friday no Brasil em 2024 aponta para um crescimento de aproximadamente 10% em relação ao ano anterior. Estima-se que o evento movimente cerca de R$ 7 bilhões no comércio eletrônico. A alta é impulsionada por estratégias inovadoras do varejo e um aumento na adesão de consumidores, mesmo em um cenário de cautela financeira. Produtos mais procurados incluem smartphones, roupas, acessórios e eletrônicos​.

O presidente da CDL Petrópolis destaca, no entanto, a relevância da data para a economia da cidade. “A Black Friday é uma oportunidade estratégica para comerciantes atraírem novos clientes e fortalecerem suas marcas. É fundamental que o empresariado petropolitano esteja preparado para atender a um consumidor cada vez mais exigente, que valoriza qualidade, sustentabilidade e uma experiência de compra diferenciada. A criatividade, para os pequenos e médios lojistas, na hora de praticar as promoções, faz a diferença, esteja ele em um grande centro ou até mesmo nos bairros”, afirma.

Sustentabilidade e personalização em alta

De acordo com um estudo da PwC, multinacional de consultoria, 47% dos consumidores brasileiros já priorizam marcas que adotam práticas sustentáveis. Essa tendência deve se refletir na Black Friday deste ano, com maior demanda por produtos que combinam preço competitivo e impacto ambiental reduzido. “Os consumidores estão mais atentos ao que compram. Em Petrópolis, vemos um movimento crescente de lojistas buscando equilibrar descontos atrativos com a oferta de produtos sustentáveis”, acrescenta Mohammad.

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