Boletim da semana epidemiológica mostra queda relevante no número de contaminados em Petrópolis

Um profissional de saúde realiza um teste finalizado em um local de testes de coronavírus fora dos Serviços Comunitários de Saúde Internacionais no Distrito Internacional de Chinatown durante o surto de doença por coronavírus (COVID-19) em Seattle, Washington, EUA, em 26 de março de 2020. REUTERS / Lindsey Wasson

A queda do número de pessoas contaminadas em Petrópolis tem como base os dados da semana epidemiológica e mostram que, em 30 dias, o índice de diminuição foi de 94.1%. O município teve como pico de contaminação a vigésima semana monitorada, correspondente entre os dias 10 e 16 de maio, com 170 notificações realizadas pela Vigilância Epidemiológica. Um mês após, dentro da observação da 24ª semana, e entre os dias 07 e 13 de junho, apenas 10 novos casos de contaminação haviam sido registrados. Desta forma, uma queda, também, das taxas de contágio, de 1.3% para 0.1%.

“Temos percebido que nossos esforços têm dado resultado. Nossa meta de salvar vidas vem sendo alcançada. A queda dos números de internação, hoje em 18.9% nas UTI´s, e queda das taxas de contaminação estão deixando bem claro que Petrópolis está no caminho certo. Vamos continuar trabalhando para que a população não sofra, mas continuo alertando a todos para que a flexibilização não seja vista como o fim dos problemas. O vírus ainda está aí e todo o cuidado é pouco”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

Vale lembrar que os números da semana epidemiológica não podem ser comparados aos que são divulgados diariamente nos boletins oficiais da prefeitura. “Todas as situações são definidas a partir das notificações. Caso, por exemplo, um teste seja feito hoje, mas a notificação tenha sido realizada na 20ª semana epidemiológica, o resultado será confirmado e lançado na mesma semana (20ª), mas será divulgado hoje no nosso boletim. Outro exemplo que podemos citar é o caso de recebimento de dez resultados por parte do Lacen (Laboratório do Estado RJ). Todos os dez serão lançados hoje no nosso boletim porque ele é diário e, em contrapartida, serão contabilizados para a semana epidemiológica correta, que pode ser de semanas ou meses atrás”, explicou a secretária de saúde, Fabíola Heck.

A secretária afirma, ainda, que “semana epidemiológica, corresponde exclusivamente à data em que os exames são realizados. Pacientes que tiveram seus resultados confirmados e lançados no boletim de ontem, por exemplo, podem ter tido seus exames coletados ainda em maio, ou seja, em uma das 4 semanas epidemiológicas daquele mês”.

Posts relacionados

Copas Sesc de Futsal e de Vôlei de Praia recebem inscrições de equipes em setembro

Anatel: X demonstra intenção deliberada de descumprir ordem do STF

Ministro garante que não faltarão recursos contra seca e queimadas