Na tarde de hoje (09), a Câmara Municipal aprovou, em sessão plenária, uma indicação legislativa de autoria do vereador Domingos Protetor que solicita a criação de um Centro de Referência em Tratamento de Esporotricose em Humanos em Petrópolis.
O texto aprovado explica que, apesar de ser comum em animais, a esporotricose também pode acometer pessoas através de feridas na pele. “Essa doença é uma micose subcutânea que surge quando o fungo entra no organismo e, em casos graves, pode se disseminar para outros órgãos como pulmão e fígado”, explica o parlamentar.
De acordo com o Ministério da Saúde, o fungo também está presente na natureza, no solo rico em material orgânico, nos espinhos de arbustos, em árvores e vegetação em decomposição e, em forma de levedura, pode parasitar o homem e animais. “A doença é mais comum em gatos, que podem contaminar humanos através de sua mordida ou arranhadura”, relata Domingos.
Apesar de não ser noticiado, atualmente, Petrópolis possui inúmeros casos de pessoas contaminadas com o fungo da esporotricose. “Por isso, tal indicação vem para sanar essa demanda do município, criando um verdadeiro centro especializado na prevenção e no tratamento desta enfermidade”, justifica o vereador.
A esporotricose pode gerar tosse, falta de ar, dor ao respirar e febre. Na forma pulmonar, os sintomas se assemelham aos da tuberculose. Além disso, o fungo também pode afetar os ossos e articulações, trazendo inchaço e dor aos movimentos, parecidos com artrite infecciosa.
A proposta segue para análise do prefeito Rubens Bomtempo.