Câmara aprova indicação para que seja criado um Centro de Referência em tratamento de esporotricose em humanos

Na tarde de hoje (09), a Câmara Municipal aprovou, em sessão plenária, uma indicação legislativa de autoria do vereador Domingos Protetor que solicita a criação de um Centro de Referência em Tratamento de Esporotricose em Humanos em Petrópolis.

O texto aprovado explica que, apesar de ser comum em animais, a esporotricose também pode acometer pessoas através de feridas na pele. “Essa doença é uma micose subcutânea que surge quando o fungo entra no organismo e, em casos graves, pode se disseminar para outros órgãos como pulmão e fígado”, explica o parlamentar.

De acordo com o Ministério da Saúde, o fungo também está presente na natureza, no solo rico em material orgânico, nos espinhos de arbustos, em árvores e vegetação em decomposição e, em forma de levedura, pode parasitar o homem e animais. “A doença é mais comum em gatos, que podem contaminar humanos através de sua mordida ou arranhadura”, relata Domingos.

Apesar de não ser noticiado, atualmente, Petrópolis possui inúmeros casos de pessoas contaminadas com o fungo da esporotricose. “Por isso, tal indicação vem para sanar essa demanda do município, criando um verdadeiro centro especializado na prevenção e no tratamento desta enfermidade”, justifica o vereador.

A esporotricose pode gerar tosse, falta de ar, dor ao respirar e febre. Na forma pulmonar, os sintomas se assemelham aos da tuberculose. Além disso, o fungo também pode afetar os ossos e articulações, trazendo inchaço e dor aos movimentos, parecidos com artrite infecciosa.

A proposta segue para análise do prefeito Rubens Bomtempo.

Posts relacionados

Balcão de Empregos da Prefeitura oferece mais 38 vagas para esta semana

Governo Federal reconhece situação de emergência decretada pela Prefeitura

Boletim: Comdep atua em cerca de 30 pontos para limpeza e liberação das vias atingidas pelas chuvas de sexta e sábado (04 e 05/04)