Câmara aprova projeto que permite uso de cão de apoio emocional em lugares públicos

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou em primeira discussão nesta quinta-feira (05) um projeto que garante às pessoas com deficiência mental, intelectual ou sensorial o direito de ingressar em locais públicos ou privados com um cão de apoio emocional. De autoria da vereadora Gilda Beatriz (PSD), o projeto de lei 6671/2021 propõe que seja assegurado o direito de permanecer com o animal em todos os meios de transporte e em estabelecimentos comerciais em todo o município. 


De acordo com a proposta, para a identificação da pessoa com transtornos mentais é necessário que seja providenciado um atestado emitido por um psiquiatra ou psicólogo indicando o benefício do tratamento com o auxílio do cão de suporte emocional, devendo este atestado ser renovado a cada seis meses.


“O cão de suporte emocional atua, principalmente, na interação do tutor visando dar conforto, aliviando os sinais e sintomas da patologia. Existem relatos de pessoas com níveis de ansiedade que conseguiram retomar uma vida quase que normal devido ao companheirismo destes animais”, defende a vereadora, lembrando que países do exterior já adotam a medida como uma realidade consolidada, como nos Estados Unidos, por exemplo, conhecida pela sigla ESA (Emotional Support Animals).


A proposta foi aprovada por 13 votos e voltará a ser votada em breve pela Câmara, em segunda discussão, quando então, aprovada, será encaminhada ao executivo para sanção.

Posts relacionados

Secretaria da Mulher debate organização do fluxo de atendimento às vítimas de violência doméstica

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumulado vai para R$ 60 milhões

Dólar desaba após tarifas de Trump e atinge menor valor em seis meses