Câmara Municipal adere à rede nacional legislativo sustentável

O presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, vereador Hingo Hammes (PTB), participou nesta quinta-feira (12.03) de solenidade na Assembleia Legislativa do Rio para adesão à Rede Nacional Legislativo Sustentável. Além de Petrópolis, representantes de outras 19 Câmaras Municipais, além do Tribunal de Contas, firmaram o compromisso de buscar medidas administrativas, atos e processos mais sustentáveis, demonstrando preocupação com o meio ambiente.

Autor do Projeto de Lei que proíbe, a partir deste ano, a utilização de copos de plástico comum em alguns dos principais eventos de Petrópolis, Hingo Hammes frisou a importância das pequenas ações para estimular mudanças de hábitos.

“Em Petrópolis, saímos na frente com a lei, e também apresentamos propostas de mudanças na própria Câmara, para proibir a aquisição e o uso dos copos plásticos comuns. O projeto ainda está tramitando, mas muitos vereadores e também funcionários já fizeram a opção pelo uso de canecas. É o primeiro passo. Queremos, ainda, implantar a coleta seletiva de resíduos na sede do Legislativo Municipal”, detalhou ele, que também estuda a possibilidade de utilizar exclusivamente papel reciclável na Casa.

“Temos que estimular pequenas mudanças de hábitos. No futuro, o conjunto dessas pequenas ações sem dúvida terá um impacto significativo na proteção do meio ambiente. Isso sem falar que, ao mudarmos nossos hábitos, buscando um estilo de vida mais sustentável, vamos servir de exemplos às nossas crianças. É a garantia de cidadãos mais conscientes de seu papel no futuro”, lembrou.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Alerj, o deputado Thiago Pampolha (PDT), que presidiu o evento, afirmou que a Assembleia vai abrir uma licitação para compra de material biodegradável. “Os copos de plásticos não recicláveis causam impactos diretos no meio ambiente. Hoje os setores estão substituindo os copos de plástico por canecas e os pregões eletrônicos prevêem apenas copos biodegradáveis”, ressaltou o parlamentar.

Subdiretora-geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, Geiza Rocha afirmou que está montando um grupo de WhatsApp para auxiliar os municípios a formularem planos de logística sustentável. “A ideia é estabelecer, a partir desse encontro e da adesão dos municípios, um canal de contato direto para que possamos compartilhar oportunidades de capacitação. Os municípios que não estiveram no evento ou que vieram para conhecer a proposta da rede e assinar na sequência devem entrar no site Rede Legislativo Sustentável. Lá o interessado pode fazer a adesão via site”, disse Geiza.

Além do TCE-RJ, aderiram à Rede Legislativo Sustentável no evento na Alerj os seguintes municípios: Armação dos Búzios, Belford Roxo,  Campos dos Goytacazes, Carapebus, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Macaé, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Nova Friburgo, Petrópolis, Piraí, Quatis, Rio de Janeiro, Santo Antônio de Pádua, São João de Meriti, Três Rios e Vassouras.

Posts relacionados

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Uerj tenta retirar estudantes após fim do prazo para desocupação

Com R$ 201,6 bi em agosto, arrecadação federal volta a bater recorde