Cerca de 2 toneladas de alimentos foram arrecadadas – em apenas uma hora e meia – durante a campanha “Chope do Bem”, da Associação de Microcervejarias de Petrópolis (AMP), que aconteceu na manhã desta quinta-feira (07.05) em dois pontos da cidade: Itaipava e Quitandinha. Em sistema de drive thru, a cada três quilos de alimentos doados o motorista levava pra casa um litro de chope artesanal. A iniciativa, que conta com o apoio das secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, tem o objetivo de ajudar famílias em vulnerabilidade social que tiveram a renda comprometida neste período de pandemia.
Todos os alimentos irão para instituições de caridade e também para cestas básicas que serão entregues pela Assistência às famílias cadastradas. Todas são acompanhadas pelas equipes da secretaria e passam por uma análise antes de serem incluídas em um cadastro geral. As famílias também estão sendo assistidas pela campanha “#Petrópolis no combate ao coronavírus. Seja Solidário”, que já entregou 871 cestas básicas desde o fim de março, um total de 14.8 toneladas de alimentos.
Desta vez, 20 cervejarias da cidade decidiram, também, mostrar o quanto são solidárias neste momento. Foram distribuídos 600 litros de chope. “A associação resolveu ajudar os menos favorecidos que estão sofrendo com a covid-19. E as pessoas se mostram muito solidárias, colaboraram bastante. Se a gente pode fazer alguma coisa, a gente tem que fazer”, frisa o cervejeiro Paulo Ratto, da Brassaria Matriz. “Algumas pessoas levaram até a mais do que precisava. No Quitandinha, trocamos tudo em 35 minutos”, completa o presidente da AMP, José Renato Romão.
Os postos de troca foram montados no estacionamento do Hortomercado José Carneiro Dias, em Itaipava, e no Palácio Quitandinha. Os motoristas entregam as doações e pegavam na hora o seu litro de chope artesanal, fabricado pelas cervejarias locais. Para a secretária de Assistência Social, Denise Quintella, toda ajuda é bem-vinda neste momento.
“Muitas famílias estão passando por dificuldade e a cada dia temos visto mais e mais petropolitanos engajados em ajudar quem mais precisa. A campanha dos cervejeiros foi um sucesso e iniciativas como essa precisam ser seguidas. Um quilo de alimento doado faz toda diferença na vida das famílias”, disse ela.