Casa de Petrópolis recebe lançamento de livros de Sylvio Costa Filho

A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura volta a ser palco de mais um lançamento de livro. Aliás, desta vez serão duas obras do autor Sylvio Costa Filho: “Olhos Parados” e “O Azul do Zen”, uma edição dois em um. Marcado para a próxima sexta-feira, dia 11, às 19h, o evento terá entrada gratuita, e contará, também, com um bate-papo com a cineasta Diana Iliescu – secretária de cultura de Petrópolis – e o público, em uma nova edição do “Encontros das Palavras”.

A primeira parte de “Olhos Parados”, conta, em um dos textos, a história de José Carlos de Brito Júnior, o Zé Cabritinho, desde sua infância no “Morro da Cachaça”, periferia da cidade onde nasceu, até seu apogeu como senador da república, que o povo depositava as suas esperanças. O personagem cresceu em uma comunidade onde ainda havia o romantismo dos seresteiros e de personagens excêntricos, com traços de uma vida rural.

Já na segunda parte que compõe o livro, intitulada “Azul do Zen”, conta com poemas curtos inspirados na estética e na filosofia do Zen Budismo. Trata-se de uma experiência de meditação e de paz através da palavra poética, que é inspirada nas histórias e preceitos budistas adaptados à forma do poema síntese e dos haicais.

Sobre o autor

Sylvio Costa Filho é ator com extensão em mediação de leitura, dramaturgo, ator e diretor de teatro (Escola de Teatro da FEFIERJ, hoje UNIRIO); professor de língua portuguesa, literatura (licenciado pela UCP e teatro; animador cultural (UERJ). Em 1986, foi um dos fundadores do Grupo Teatral Pessoal Aí, no qual atua até hoje e desenvolveu vários projetos como o Teatro Mambembe nas comunidades, e intervenções cênicas nos bairros e no Centro Histórico. Recebeu vários prêmios da Academia Petropolitana de Letras e da imprensa local por seus trabalhos com as Artes Cênicas e com a Literatura. Recebeu o prêmio Carauta de Souza, da APL, por seu livro de poesias “América, noite e manhã”. Publicou o livro duplo, “Olhos Parados e O Azul do Zen” contemplado no Edital de Cultura Aldir Blanc, no ano de 2021. E recentemente, neste ano de 2022, recebeu o Prêmio de Cultura Maestro Guerra Peixe, pelo conjunto da obra.

Sobre os Encontros

Os Encontros das Palavras integram a programação do projeto “A Casa é sua! – Encontros da Casa de Petrópolis” e tem o apoio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Retomada Cultural 2.

Posts relacionados

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Uerj tenta retirar estudantes após fim do prazo para desocupação

Com R$ 201,6 bi em agosto, arrecadação federal volta a bater recorde