Casa de Petrópolis terá lançamento do obra da psicopedagoga Maria Cecília Almeida e Silva neste sexta-feira

A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura vai receber nesta sexta-feira (9), às 19h, o lançamento do livro “Surrealismo sempre”, da psicopedagoga Maria Cecília Almeida e Silva. O evento faz parte da programação do Encontro das Palavras, que é aberto ao público. O artista plástico Luiz Aquila irá mediar a conversa que também terá a presença do gestor cultural da Firjan Sesi, Antenor Oliveira, e de Regina Malta, assessora de educação do Sesi e Senai. 

“O Surrealismo segue reverberando e reivindicando uma nova compreensão de mundo, livre das amarras de um utilitarismo exacerbado”, diz Maria Cecília. De acordo com a autora, o livro, lançado em maio deste ano, foi resultado da realização de oito encontros entre o Pró-Saber e a equipe da escola SESI de Petrópolis, que contaram com a participação de 24 profissionais. Esses encontros fizeram parte do projeto Laboratório de Pensamento. 

Pedagoga e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Maria Cecília tem atuado principalmente nos temas: estruturas do conhecimento, eu cognoscente, infância, arte e pensamento. 

Ensino através da arte

Maria Cecília também é mantenedora da Escola de Educação Integral Padre Quinha, no Vale do Cuiabá. A escola de aplicação da metodologia do Pró-Saber funciona em modelo público-privado, integrando também a rede municipal de ensino. 

Com uma proposta diferente do que é encontrado nas escolas tradicionais, a Padre Quinha busca caminhos através da arte para contribuir com a construção da autonomia das crianças, ou seja, para que elas cresçam com pensamento crítico e criatividade apurada. 

A cada ano, alunas e alunos, da educação infantil ao 5º ano, assim como toda a equipe, familiares e comunidade, ficam imersos em um projeto através do qual são incentivados a construir os próprios conhecimentos. 

O formato se consolidou mais efetivamente a partir de 2015, com o projeto Ópera na Escola. O tema central geralmente transpassa uma ou mais formas de Arte (teatro, música, dança, literatura) e cria uma rede de construção de conhecimento que integra todas as disciplinas. 

Depois do projeto Ópera, as crianças já viraram fãs de Machado de Assis, interpretaram e sofreram com Shakespeare, conheceram pensadores como Platão e Hannah Arendt e, recentemente, viajaram para o espaço e receberam até a visita de figuras históricas como Hipátia de Alexandria. 

O Laboratório de Pensamento

Criado em 2016, o projeto tem o objetivo de aprofundar temas necessários à reflexão contemporânea sobre educação, porém não habitualmente ligados à prática pedagógica. Arte e Filosofia são as âncoras desse alargamento da experiência de pensamento, proporcionando um espaço de reflexão fora da rotina de quem enfrenta diariamente os desafios da sala de aula.

“Surrealismo sempre” soma-se a duas outras publicações inspiradas no mesmo projeto: “Ética” (Escola Parque) e “Educação como obra de arte” (Colégio Andrews). Os Laboratórios são formatados a partir da demanda de cada escola e estiveram presentes também na Escola Municipal Joaquim Abílio Borges e na Escola de Educação Integral Padre Quinha.

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