Centro Alceu Amoroso Lima recebe a palestra “Por uma Cidadania Literária: Alceu e Carolina de Jesus” nesta quarta-feira

O Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL) sediará a palestra “Por uma Cidadania Literária: Alceu e Carolina de Jesus” nesta quarta-feira (17), às 19h. O evento será ministrado por Leandro Garcia, presidente da Academia Petropolitana de Letras. A palestra é aberta ao público e faz parte do projeto “2024: Valores da Democracia Hoje”. 

A palestra abordará a reflexão crítica de Alceu Amoroso Lima sobre a obra “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus, publicada em 1960. Na ocasião, Alceu descreveu-se “perplexo” com a obra, considerando-a um marco na busca de uma “cidadania literária”. “Carolina Maria de Jesus foi uma autora preta, de origem humilde e sem formação acadêmica. Todavia, nenhum desses fatores a impediu de escrever sua obra que tanto nos marca e envolve até os dias de hoje. Do ponto de vista crítico, foi esse aspecto – o da historicidade da sua obra – que despertou o interesse e o entusiasmo de Alceu Amoroso Lima”, explicou Leandro. 

Em seu currículo, Leandro Garcia acumula títulos como de doutor em Estudos Literários pela PUC-Rio, pós-doutor em Literatura Brasileira pela mesma instituição e pós-doutor em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Professor de Teoria Literária da Faculdade de Letras da UFMG, ele também é especialista na obra de Alceu Amoroso Lima. 

O projeto “2024: Valores da democracia é hoje” é uma iniciativa da Associação do Amigos do Dr. Alceu/AADA, do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade/CAALL, da Casa Stefan Zweig, Faculdade Arthur Nelson de Sá Earp/FASE, do Grupo Pró-Memorial Casa da Morte/GPMCM, Instituto Municipal de Cultura/IMC, da Livraria Nobel,do Museu Imperial, da Universidade Cândido Mendes/UCAM, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ e da Universidade Federal Fluminense/UFF.

Posts relacionados

PF indicia Pablo Marçal por laudo falso contra Guilherme Boulos

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique

BNDES libera R$ 7,3 bilhões para o Fundo Clima entre abril e outubro