O Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ) tem um presente para Petrópolis. No próximo sábado (16/03) – aniversário da Cidade Imperial – a Orquestra Filarmônica Metropolitana vai apresentar o espetáculo “Sons pelas Mulheres”, sob regência da maestrina manauara Waleska Araújo. A apresentação, em celebração aos 181 anos do município vai acontecer às 20h, no Teatro Mecanizado.
O espetáculo tem como protagonista a mulher, da composição das obras à execução. O repertório conta trechos da história da música brasileira sob olhares de compositoras nacionais de forma cronológica, desde Chiquinha Gonzaga (a precursora), passando por Dolores Duran, Maysa Matarazzo, Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra e Nara Leão, até a contemporaneidade de Clarice Assad. A performance ainda prestará um tributo a Rita Lee.
“É a junção de ousadia e originalidade para exaltar algumas artistas nacionais da música. ‘Sons pelas mulheres’ é a florescência da alma feminina que grita por um lugar, não somente ao mundo, mas dentro da consciência do ser humano através de um produto inédito”, diz a maestrina Waleska Araújo.
As obras serão apresentadas pelas musicistas da Filarmônica. A orquestra foi fundada no município de São Gonçalo, e reúne músicos de excelência de diversas regiões do estado. Com uma vigorosa veia artística e valorização dos compositores nacionais e interpretando a música de concerto, a Filarmônica aproxima o público da música clássica, através de séries musicais com um repertório diversificado.
Mais sobre a maestrina
Natural de Manaus (AM), Waleska Araújo é bacharel em Violino e especialista em Música de Câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM). Iniciou seus estudos musicais aos 10 anos, tocando violino e se apresentou com orquestras no Brasil, no Chile e na Argentina. No Rio de Janeiro, desde 2012, vem desenvolvendo seu trabalho em projetos sociais de música em várias comunidades. Já regeu grandes nomes da música e esteve à frente do Concerto Internacional Simultâneo Brasil-França, no Palácio Itamaraty, em Brasília, e no Palácio de Versalhes, em Paris.