CicloRota: Cuidado e atenção com o ciclista

Com o início da sinalização e demarcação da CicloRota no Centro Histórico na próxima semana, os técnicos da CPTRANS ressaltam a importância do respeito dos motoristas aos ciclistas que irão transitar nas vias compartilhadas. No modal, os veículos precisam manter o distanciamento de 1,5 metros dos ciclistas que estiverem transitando na CicloRota, conforme preconiza o art. 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que ainda prevê a redução de velocidade quando for necessária a ultrapassagem sob uma bicicleta.  A CicloRota irá abranger a Rua do Imperador, Rua da Imperatriz, Avenida Koeler e Dr. Nelson de Sá Earp.

“Será de suma importância que os motoristas se atentem no compartilhamento dessas vias com os ciclistas. Que façam a redução da velocidade quando ultrapassarem e mantenham a distância prevista de 1,5 metros”, disse o diretor-presidente da CPTRANS, Jairo Cunha.

Vale destacar que a CicloRota representa o melhor caminho para se trafegar em bicicleta. Costumam ser sinalizadas em caminhos e vias que já existem. A sinalização atua tanto para indicar aos ciclistas quais as melhores ruas para se utilizar, quanto para torná-las ainda mais seguras, diminuindo a velocidade dos automóveis e estimulando o compartilhamento das vias.

Cerca de 10 mil pessoas na cidade utilizam a bicicleta e quase 300 pessoas usam como meio de transporte fixo. Vale reiterar que esse meio de transporte apresenta, entre outras vantagens, baixo custo para o usuário, maior autonomia e melhor mobilidade, além de ter menor impacto no trânsito e para o meio ambiente.

Posts relacionados

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões

Governo destinará mais recursos contra queimadas, diz Casa Civil

CDL Petrópolis oferece treinamentos para atendimento e gestão gerencial