CIE de Petrópolis recebe a Taça Guanabara do estadual de futsal para surdos

Principal ginásio público do município, o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, no bairro Caxambu, recebe a Taça Guanabara do Campeonato Carioca de futsal para surdos. A competição irá reunir nove equipes masculinas e quatro femininas nos dias 14 e 15 de março. O evento é organizado pela Federação Desportiva dos Surdos do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer. O município será representado por uma equipe da Associação Petropolitana de Surdos (APES).

No sábado (14), às 7h, será realizada a cerimônia de abertura do torneio. Os jogos neste dia serão disputados das 8h às 18h. Já no domingo (15), as partidas acontecem das 8h às 11h20, quando ocorrem as finais. Às 12h30 está previsto o encerramento das atividades. O apoio da prefeitura ao evento é mais uma incentiva da prefeitura pela inclusão social, como explica Leandro Kronemberger, superintendente de Esportes e Lazer.

“A prática esportiva promove a melhora da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Através do esporte, surdos podem demonstrar sua capacidade à sociedade, além de fortalecer a autoestima. Desde 2017, já apoiamos também uma etapa da Taça Rio de Futsal de Surdos e realizamos o Campeonato Municipal de futsal de surdos”, explica o superintendente.

Ainda neste ano, também em Petrópolis, serão realizadas a Taça Master de futsal para surdos e a Copa Sudeste, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, com equipes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “São eventos importantes, de nível nacional, e que serão realizadas em nossa cidade. Além de oferecermos toda a estrutura, desde o início da gestão, somos parceiros da Apes e de outras entidades neste sentido”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Outras competições também fizeram parte do calendário esportivo do município desde 2017. “Apesar de ser pouco divulgado no Brasil, o futsal para surdos está em ascensão em todo o mundo. Queremos incentivar, cada vez mais, a modalidade em Petrópolis e receber campeonatos importantes comprovam que o município está no caminho certo”, coordenadora de esportes para grupos especiais e idosos da Superintendência de Esportes e Lazer, Clévia Sies.

Posts relacionados

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões

Governo destinará mais recursos contra queimadas, diz Casa Civil

CDL Petrópolis oferece treinamentos para atendimento e gestão gerencial