Com uma grande estrutura montada no Vale do Cuiabá, em Petrópolis/RJ, evento contou com 800 participantes e recebeu elogios de pilotos de todo o mundo e também de membros da União Ciclística Internacional
De lado de fora da pista, o público em completo êxtase com o start list mais forte da história do país nas super elites feminina e masculina entre provas nacionais até hoje realizadas, contando com ciclistas campeões olímpicos e mundiais. Do lado de dentro, estrangeiros maravilhados com o combo composto pela estrutura da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike, circuito XCO Henrique Avancini e o calor único dos fãs brasileiros. Essa foi a tônica da etapa de abertura da competição, que contou com 800 participantes no São José Bike Club, em Petrópolis/RJ, cidade apoiadora do evento.
No sábado (2), a norte-americana Kate Courtney e o suíço Thomas Litscher deram um show no circuito reduzido do Short Track (XCC). Já no domingo, foi a vez da atual campeã olímpica, Jolanda Neff, da Suíça, e do atual campeão mundial sub-23, Martin Vidaurre, do Chile, impressionarem o público com uma pilotagem perfeita e vencerem o Cross Country Olímpico (XCO).
Comissário responsável pelo bom andamento das provas dentro do circuito, pista essa com 4,5 km e pouco mais de 200 metros de altimetria acumulada por volta, o argentino Leandro Carpinelli fez sua avaliação, bastante positiva, das provas realizadas entre sexta-feira (1º) e domingo (3) na Copa Internacional Michelin de Mountain Bike.
“Foi um fim de semana intenso. Uma prova com muita presença internacional. A realidade é que a CIMTB Michelin ano após anos se supera. O evento tem uma organização impecável em todos os aspectos, com uma grande infraestrutura. Uma competição realizada às vésperas da Copa do Mundo, um verdadeiro teste para toda e equipe de trabalho, que se saiu muito bem”, destacou Leandro. “Agora, pensaremos na Copa do Mundo, evento importante para toda a América Latina, mas principalmente para o Brasil. A volta da competição ao País, após ser realizada em Balneário Camboriú há quase 20 anos. Será a primeira vez da competição no seu formato moderno, com bicicletas de aro 29, circuitos curtos e rápidos. Estou animado para o que vem pela frente, feliz pelo o que passou”, completou.
Leandro Carpinelli (Crédito: Divulgação)
Responsável por todos os detalhes da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike, o britânico Simon Burney acompanhou o terceiro e último dia de atividades da CIMTB Michelin, já para planejar todos os acertos necessários para a competição internacional, que acontece entre os dias 7 e 10 de abril, também no São José Bike Club.
“Estive aqui 50 dias atrás. É incrível ver a diferença com a estrutura montada e com as pessoas presentes. Sobre a pista, todos os retornos que tivemos dos pilotos e de suas equipes foram realmente positivos. A corrida foi um pouco difícil porque choveu, o que me deixou um pouco apreensivo. Talvez algumas sessões ficariam difíceis com mais chuva. Foi desafiador, mas não tivemos nenhum grande problema. Pudemos aprender bastante neste domingo, planejando o que fazer na Copa do Mundo. Mas, os ciclistas, em resumo, nos pediram para não mudarmos nada, porque estava tudo muito legal. Para nós, esse é um ótimo cenário. Teremos muito trabalho até quinta-feira (7), que vai depender muito se irá chover, mas a sensação é de que não será um problema caso chova”, avaliou Simon.
Organização satisfeita
O sorriso no rosto dos membros da organização demonstrava que não só estavam felizes com a abertura da temporada, mas também com a consciência de que nos três dias do evento, o mountain bike nacional pode alcançar o maior nível de sua história no Brasil e na América Latina. “Realizamos neste fim de semana a maior prova Classe 1 latino-americana. Acredito que nunca mais veremos no Brasil uma prova deste nível, com tantos ciclistas internacionais inscritos. Foram mais de 100 estrangeiros, totalizando 35 países. Nosso start list teve 200 inscritos, entre as super elites femininas e masculinas. Foi histórico. Uma satisfação enorme proporcionar isso para o ciclismo mundial”, comentou Rogério Bernardes, organizador do evento.
Campeões e o ranking
Já estão no site todos os resultados da etapa de abertura da CIMTB Michelin e também a classificação geral de todas as categorias: https://cimtb.com.br/a-copa/resultados/resultados-2022/.
Concurso Redação e Desenho
Durante a realização das provas femininas da CIMTB Michelin, foi realizada a entrega das bicicletas da Groove para os vencedores do Concurso Cultural de Redação e Desenho, premiação presente na competição há mais de 15 anos. Enquanto o desenho mais bonito foi o de Bryan Pereira de Carvalho Santos, da Escola Municipal Augusto Pugnaloni, a melhor redação foi de Kayque da Silva Fontes, da Escola Municipal Batalliard.
Disputa da categoria mirim
Se para muitos as disputas das super elites são as mais emocionantes da competição, para uma turma em especial a categoria mais importante é a da mirim. Os pequenos atletas fizeram a festa em uma pista de cerca de 200 metros, montada em uma área especial no evento. Enquanto os pais torciam, os pequenos suaram dentro do circuito e fizeram a alegria de todos que acompanham as disputas na bikes aro 26, 20 e 16.
Categoria mirim (Crédito: Gabriel Augusto)
Programação da Copa do Mundo Mercedes-Benz
A Copa do Mundo Mercedes-Benz de MTB tem início de sua programação oficial de provas na quinta-feira, dia 7, com abertura da secretaria para atletas e treino livre. Dia 8, a realização das provas do Short Track (XCC) masculina e feminina. As mulheres iniciam a competição, às 16h30, e os homens competem logo em seguida, às 17h15. No sábado, dia 9, é vez das categorias júnior, com a feminina às 9h30 e a masculina às 11h15, e a sub-23, com a masculina às 15h e a feminina às 16h30. Por fim, a disputa encerra-se no domingo, dia 10, com a largada da elite feminina, às 11h20, e da elite masculina, às 14h35. Veja a programação completa em https://mtbwc.com.br/programacao/.