No sábado, 7/12, a Casa Firjan realiza a 2ª edição do Festival Futuros Possíveis. Com o tema “Fronteiras” como principal fio condutor, a programação começa às 9h e vai até 21h, com palestras, painéis, debates, oficinas e experiência imersiva. De diversas nacionalidades e formação variada, os especialistas apresentam várias visões de futuro e das transformações que vão impactar nosso modo de vida em sociedade.
Estão entre os palestrantes nomes como o mineiro Ivair Gontijo, que trabalha na Nasa, o neurocientista Stevens Rehen, o mexicano Nahum Mantra, primeiro artista a ter uma obra de arte no espaço, o coreano naturalizado americano Robert Anderson, pesquisador de transumanismo, a queniana Muthoni Wanyoike, especialista em inteligência artificial, e o venezuelano Tomas Diez, diretor do FabLab Barcelona. O show do pianista carioca e afrofuturista Jonathan Ferr, misturando arte e tecnologia, encerra o dia.
“O Festival é o momento em que a Casa Firjan convida a sociedade a explorar temáticas de futuros ainda distantes. Neste momento, não existem respostas prontas, mas podemos antecipar perguntas. É importante dedicarmos tempo para provocar, refletir, propor e imaginar cenários”, ressalta Maria Isabel Oschery, gerente de conteúdo da Casa Firjan.
“A gente tem capacidade de influenciar os inúmeros panoramas que podem emergir. Daí a importância de reunir, num mesmo lugar, empresários, startups, designers, pessoas inquietas, junto a pensadores nacionais e estrangeiros, que se dedicam a estudar esses novos horizontes”, complementa Isabel.
TRILHAS TEMÁTICAS
A programação do Festival Futuros Possíveis é dividida em três trilhas temáticas.
Na parte da manhã, a primeira trilha, Redefinindo fronteiras em um mundo hiperconectado, discute os principais desafios geopolíticos em uma sociedade cada vez mais digital e globalizada. Participam dela Thiago Rondon, Fundador e CEO do AppCívico e Codiretor no Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E); Ivair Gontijo, físico e Engenheiro de Sistemas da NASA; a queniana Muthoni Wanyoike, Cofundadora da organização Nairobi Women, especialista em Machine Learning e Ciência de Dados.
À tarde, a segunda trilha, As novas fronteiras entre bits e átomos, aborda as novas lógicas de produção e consumo. Débora Emm, sócia fundadora na Inesplorato, vai fazer a mediação deste painel que reúne o paulista Cairê Moreira, fundador da startup Genyz – Consultoria de Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções em 3D; o carioca Thiago Palhares, especialista em Impressão 3D e Mestre em Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo IMA/UFRJ; e o venezuelano Tomas Diez, co-fundador e Diretor do Fab Lab Barcelona.
À noite, a terceira trilha, Transcendendo a fronteira do que é ser humano, trata sobre como os avanços tecnológicos nos fazem pensar sobre paradigmas da natureza e interação homem-máquina. Os palestrantes são Stevens Rehen, neurocientista e Professor Titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ; o coreano naturalizado americano Robert Anderson, especialista em TI e Pesquisador do Transumanismo; e a americana Dina Zielinski, cientista Bioinformática e Cofundadora do DNA.Land Genomics.
OFICINAS, EXPERIÊNCIAS E DEGUSTAÇÃO DE COMIDA 3D
No intervalo, os participantes vão poder provar comida 3D, preparada por Thiago Palhares, que tem desenvolvido pesquisa sobre impressão de alimentação, utilizando entre os ingredientes insetos e PANCS – plantas alimentícias não convencionais.
A programação também é composta por oficinas e experiências. Com trabalho que explora a fronteira entre real e imaginário, o multiartista mexicano Nahum Mantra vai fazer a experiência “Vamos para Marte?”, vivência de hipnose com a proposta de levar os participantes a viajar pelo espaço e caminhar pelo planeta vermelho. Nahum desenvolveu obras artísticas em várias agências espaciais e é o primeiro artista a lançar uma criação de arte interativa no espaço em 2018.
A oficina Reinventando o artesanato com a fabricação digital, sobre o uso da fabricação digital para potencializar a produção artesanal, vai ser realizada em conjunto por Trinidad Goméz Machuca, CEO do FabLab Maya, do México, o designer mineiro Renato Imbroisi, que trabalha com artesanato brasileiro, e Felipe Laranja, Coordenador do FabLab da Casa Firjan.
Jogo Futuros Possíveis: criando cenários é uma oficina para os participantes entenderem como é o processo de criação de cenários futuros, com Carol Fernandes e Isabela Petrosillo (BRA) – Coordenadora e Pesquisadora do Lab de Tendências da Casa Firjan.
O designer e artista 3D Cairê Moreira, que faz escaneamento corporal para criação de roupa digital, vai fazer o Atelier 4.0: Experimentando o futuro da moda. Na experiência, Cairê terá uma modelista e uma costureira para transformar em realidade a roupa digital.
IMERSÃO EM MARTE E LANÇAMENTO DE PUBLICAÇÃO
No Túnel do Futuro, no jardim da Casa Firjan, a animação imersiva Rumo à Marte vai proporcionar ao visitante alternar paisagens terrestres e marcianas, para provocar um debate importante: as descobertas sobre a colonização de Marte ajudam a cuidar melhor da Terra. O espaço imersivo é criado pela SuperUber, que participa da exposição “Moving To Mars”, atualmente em cartaz no Design Museum, de Londres, e é a primeira grande exposição sobre o tema.
Além de efeitos de luz e som, o espaço imersivo tem uma tela interativa com pílulas de conteúdo da exposição “Moving To Mars”, e entrevistas curtas com especialistas sobre Marte: Thomas Ermacora, curador associado do Design Museum de Londres, Russ Rive, diretor criativo da experiência Mars 2100 Expedition, da SuperUber, que está na exposição em Londres, e Ivair Gontijo, engenheiro da NASA e palestrante no Festival Futuros Possíveis. Todos falam sobre os desafios de colonizar Marte e nossa missão em criar práticas sustentáveis na Terra.
Durante o Festival, será lançada a publicação impressa e digital, com o conteúdo da 1ª edição do Futuros Possíveis, realizada em 2018.
PROGRAMAÇÃO (sujeita a alteração)
8h Credenciamento e café de boas vindas
9h30 Boas vindas Casa Firjan
9h50 Abertura: Lab de Tendências Casa Firjan apresenta as Macrotendências 2020-2021
10h20 Palestra: Geopolítica digital e o futuro dos territórios
Thiago Rondon
Fundador e CEO do AppCívico e Codiretor no Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E)
11h Palestra: Como a Inteligência Artificial pode ajudar a promover igualdade entre as nações
Muthoni Wanyoike
Cofundadora da Nairobi Women e especialista em Machine Learning e Ciência de Dados
11h25 Palestra: Vamos habitar novos planetas? O homem a caminho de Marte
Ivair Gontijo
Físico e Engenheiro de Sistemas da NASA
11h55 Palestra: Para além da órbita: Uma reflexão sobre nosso papel no universo e no futuro da humanidade
Nahum Mantra
Artista multidisciplinar e fundador da KOSMICA
12h20 Trilha 1 – Bate papo: Redefinindo fronteiras em um mundo hiperconectado
Mediação: Thiago Rondon
14h30 Trilha 2 – Painel: Novos paradigmas de produção, distribuição e consumo
Cairê Moreira – O Consumo na Era da Personalização
Fundador da Genyz – Consultoria de Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções em 3D*
Thiago Palhares – Impressão 3D e a quebra de paradigmas
Especialista em Impressão 3D e Mestre em Ciências, Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo IMA/UFRJ
Mediação: Débora Emm
Antropóloga, Sócia e fundadora da Inesplorato
16h Palestra: Fabricação Digital, Sistemas Circulares e o Futuro das Cidades
Tomas Diez
Cofundador e Diretor do Fab Lab Barcelona
17h – 17h30 Intervalo
17h30 Palestra: Edição genética e biohacking: Como os avanços na ciência biomédica vão ampliar nossas escolhas
Stevens Rehen
Neurocientista e Professor Titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ
18h Palestra: O futuro é transumano? Como usar a tecnologia para que humanos e transumanos vivam harmonicamente
Robert Anderson
Especialista em TI e Pesquisador do Transumanismo
18h20 Palestra: Seria o DNA a melhor forma de armazenar dados digitais?
Dina Zielinski
Cientista Bioinformática e Cofundadora do DNA.Land Genomics
18h50: Trilha 3 – Bate Papo: As novas fronteiras entre bits e átomos
Mediação: Stevens Rehen
OFICINAS E EXPERIÊNCIAS
11h às 12h30 Reinventando o artesanato com a fabricação digital
Com Renato Imbroisi, designer de artesanato, Felipe Laranja, Coordenador do Fab Lab da Casa Firjan, e Trinidad A. Gómez Machuca, CEO Fab Lab Maya, do México
14h às 15h Jogo Futuros Possíveis: Criando cenários
Com Carol Fernandes e Isabela Petrosillo, coordenadora e pesquisadora do Lab de Tendências da Casa Firjan.
15h às 16h Vamos para Marte? Uma sessão de hipnose com Nahum Mantra
Com Nahum Mantra, artista multidisciplinar e fundador da KOSMICA
18h às 19h30 Atelier 4.0: Experimentando o futuro da moda
Com Cairê Moreira, fundador da Genyz
HAPPY HOUR
20h: Show do pianista carioca e afrofuturista Jonathan Ferr, misturando arte e tecnologia.
SERVIÇO
Festival Futuros Possíveis
Data: 7 de dezembro, sábado
Horário: Das 9h às 21h
Ingresso: R$ 362 (inteira) / R$ 181 (meia entrada prevista por Lei)
Vendas pelo site: www.casafirjan.com.br/futurospossiveis
Endereço: Casa Firjan, Rua Guilhermina Guinle 211, Botafogo
Telefones: 021 3239-6320
Casa Firjan, um legado para o Rio
Inaugurada em agosto, em Botafogo, a Casa Firjan tem um modelo de atuação diversificado com o objetivo único de refletir, criar e entregar soluções para os desafios da nova economia. Como um centro de inovação e empreendedorismo, a Casa Firjan integra uma programação de palestras, laboratórios de tendências e cursos a um ambiente de debate e elaboração de políticas públicas, que contempla ainda uma programação de atividades culturais.
Em um terreno de 10 mil m², na rua Guilhermina Guinle, a Casa Firjan abriga um novo prédio, de arquitetura contemporânea e premiada, e um patrimônio histórico restaurado, que inclui uma casa principal e duas casas geminadas construídas no início do século XX.