Deixar as compras para última hora é também uma tradição no Brasil e no Natal de 2023 não vai ser diferente. Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que 15,3 milhões de pessoas deixaram para comprar os presentes nesta semana que antecede a data festiva, o que corresponde a 11% dos consumidores que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano. Em Petrópolis, a Câmara de Dirigentes Lojistas aponta que o comércio está preparado para esta reta final de muito movimento nos pontos comerciais. As lojas abrem no dia 24, véspera de Natal, cada ponto comercial praticando horário acordado com os funcionários e homologado pelo sindicato da categoria, mas a expectativa é de a maioria estar ainda de portas abertas até às 18h.
Para 50% dos entrevistados, a expectativa por promoções é a principal justificativa para comprar na última hora. Outros 27% disseram que estão esperando o pagamento dos seus rendimentos ou da segunda parcela do 13º salário e 20% alegam a falta de tempo.
“Houve já um movimento também do consumidor pesquisando produtos e preços e avaliando as alternativas mais vantajosas de pagamento. E o ritmo de vendas efetivamente fechadas fica mais intenso às vésperas do Natal quando é normal ter mais promoções. O lojista tem investido em reforçar a mão de obra com a contratação de temporários para otimizar o atendimento e deixar o consumidor confortável e satisfeito”, aponta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, Cláudio Mohammad.
Desde o início do mês as lojas da cidade também funcionaram às segundas-feiras pela manhã, mediante homologação do termo de funcionamento nos dois sindicatos, o patronal e o dos Empregados no Comércio. Os únicos dias em que os estabelecimentos ficam fechados são 25 de dezembro e 1° de janeiro de 2024. Assim como no dia 24, em que o comércio pode abrir, no dia 31 as lojas também estarão funcionando. Os horários, no entanto, são praticados de forma distinta e a orientação é que o consumidor pesquise antes pelas redes sociais destas lojas como será o atendimento.
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) preveem que o Natal de 2023 deve injetar R$ 66,6 bilhões na economia, um crescimento de 5,6% maior em relação a 2022, de acordo também com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o maior crescimento em quatro anos, o que sugere uma recuperação significativa do setor.
A pesquisa sobre o comportamento do cliente às vésperas do Natal abordou consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres com 18 anos ou mais, de todas as classes econômicas, que planejavam comprar presentes de Natal. A coleta de dados foi realizada via web e, posteriormente, ajustada por sexo, idade, estado, renda e escolaridade. O tamanho amostral inicial foi de 755 casos, identificando a intenção de compra. Desses, 633 continuaram a responder o questionário, resultando em margens de erro de 3,6 pontos percentuais para mais e 3,9 pontos percentuais para menos,, respectivamente, para um intervalo de confiança de 95%. A coleta ocorreu de 19 a 27 de outubro de 2023.