Conscientização desde a infância: Prefeitura retoma ensino sobre noções de Defesa Civil nas escolas

Ensinar, desde a infância, as noções de prevenção a desastres, defesa civil e meio ambiente em um momento de transformações drásticas no clima: com este foco, o projeto Escola Resiliente será retomado, levando essa pauta para a rede municipal de ensino.

O projeto foi criado na gestão anterior de Rubens Bomtempo, em 2014, sendo reconhecido pela Fundação Abrinq com o prêmio de Boas Práticas – Prefeito Amigo da Criança.

A proposta é resgatar o trabalho de formação de escolas resilientes, por meio do fortalecimento dos conceitos de Defesa Civil e Meio Ambiente na grade curricular das unidades de rede pública de ensino.

Em modelo anterior, a iniciativa foi praticada em 23 escolas e agora, a ideia é levar o projeto para as 187 unidades da rede pública, abrangendo os alunos dos três segmentos: Educação Infantil, Fundamental I e II.

O trabalho desenvolvido de forma intersetorial reúne para esta nova versão, representantes das secretarias de Defesa Civil, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Saúde, além de Cultura e Coordenadoria da Juventude. O grupo de trabalho visa definir metodologia para a inserção dos temas prevenção e mitigação de desastres nos ambientes escolares.

No momento, o grupo atua na reformulação do projeto para que ele seja reinserido nas escolas, considerando as atualizações necessárias à metodologia aplicada nos anos de 2015 e 2016.

“Essa é uma iniciativa que se faz cada vez mais necessária na nossa cidade. Precisamos evoluir sobre o tema no dia a dia das pessoas e nada melhor que as escolas como mecanismos para levarmos essa discussão e aprendizado adiante. Precisamos que esse tema faça parte da educação da nossa cidade”, pontuou o prefeito Rubens Bomtempo.

Projeto será implantado em todas as escolas da rede pública

A nova versão do projeto será levada para todas as 187 unidades escolares da rede pública de forma a intensificar a preparação da população, desde a juventude, para o enfrentamento de desastres. O decreto 622, de 2014, incluiu temas transversais na grade curricular que abordassem noções gerais de Defesa Civil e percepção de riscos.

Por meio do projeto eram trabalhados com os alunos temas como desenvolvimento sustentável, medidas para a redução e percepção de riscos, além de reconhecimento e garantia dos direitos da criança e adolescente.

O projeto também chegou a ser apresentado no Seminário Internacional: Desnaturalização dos Desastres, promovido pela Fiocruz, em 2015.  A retomada do projeto visa fazer do trabalho um modelo de política pública em educação para emergências em ambiente escolar.

Posts relacionados

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite

MDS alerta sobre fake news de pagamento do Bolsa Família

Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos