Construção e reforma de equipamentos esportivos beneficiam mais de 20 mil pessoas

O investimento inédito na construção e na reforma de equipamentos esportivos nos bairros da cidade vai beneficiar mais de 20 mil pessoas em Petrópolis. A prefeitura já entregou o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no Caxambu, e as quadras comunitárias dos bairros Morin e Pedras Brancas. Estão em obras os espaços na Comunidade do Alemão, Vila São José, Posse e Oswaldo Cruz. No Vale do Carangola e no Amazonas (Quitandinha), os trabalhos terão início em breve. Também irão passar por intervenções as quadras no Independência e Bairro da Glória.

O valor total dessas obras chega a quase R$ 9 milhões, entre recursos federais e de contrapartida da prefeitura. O investimento é inédito e permite o fomento ao esporte nos bairros. O CIE, por exemplo, atende quase mil pessoas regularmente em 14 modalidades esportivas. O espaço foi inaugurado pelo prefeito Bernardo Rossi em março de 2018. O boxe será mais um esporte agregado ao espaço neste ano.

“O esporte é uma prioridade da nossa gestão, por ser uma ferramenta importante de prevenção a doenças. O investimento nos bairros é algo inédito e vai beneficiar mais de 20 mil pessoas diretamente. Estamos incentivando que a população da cidade fique mais ativa, melhorando os equipamentos esportivos que já existem e inaugurando novos espaços”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

Na Comunidade do Alemão, a construção da cobertura é o primeiro ponto da obra. Na sequência, será feita a drenagem. O projeto também prevê intervenções no piso, colocação de refletores de LED, instalação de traves, entre outros. As reformas nas quadras que ficam na Vila São José e Oswaldo Cruz também seguem a todo vapor.

“Essa reforma da quadra vai ser essencial para gente, porque treinar criança debaixo de chuva é complicado. E muitas vezes ela espera a semana toda para poder vir jogar futebol, espairecer um pouco a mente, e chega aqui, está chovendo, não tem como jogar”, disse Sidnei Furtado, responsável por um projeto social que atende 46 jovens na Comunidade do Alemão.

Segundo Leandro Kronemberguer, superintendente de Esportes e Lazer, os investimentos também permitem que a cidade ganhe novos projetos sociais. “O esporte é o maior aliado da saúde e do bem-estar e a prática deve ser incentivada desde a infância. As reformas serão fundamentais neste sentido. O Programa Segundo Tempo será a próxima novidade, atendendo a 400 crianças em quatro bairros da cidade”, disse.

Entre as intervenções previstas nesses locais estão melhoria de pisos, vestiários, troca de telas, traves, redes e, em alguns casos, construção de coberturas. Essas obras vão trazer melhorias nos equipamentos usados diretamente para cerca de 15 mil pessoas. No Oswaldo Cruz, por exemplo, a expectativa pela quadra é enorme.

“A gente espera pela cobertura da quadra há mais de 10 anos”, afirmou o presidente da Associação de Moradores da Oswaldo Cruz, Reinaldo Santos, dizendo ainda que as melhorias irão permitir o retorno de projetos sociais de basquete e de vôlei. “Está sendo um grande marco para a nossa comunidade”, disse.

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite