Copa Internacional de Mountain Bike começa nesta sexta-feira

XCO Henrique Avancini está nos preparativos finais para receber a primeira de quatro etapas da competição na temporada, entre os dias 1º e 3 de abril. Saiba quais são os trechos mais técnicos do circuito

A poucos dias para a abertura da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike, em Petrópolis/RJ, o XCO Henrique Avancini está praticamente pronto para receber os melhores ciclistas do mundo. Até o momento, são mais de 800 inscritos – sendo cerca de 100 estrangeiros, vindos de mais de 35 países – para a primeira de quatro etapas da competição na atual temporada, marcada para o período entre 1º e 3 de abril.

A pista, que será palco da CIMTB Michelin e também da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike, conta com percurso de 4,5 km e, aproximadamente, 200 metros de altimetria acumulada por volta. Desde o início de janeiro, a equipe da CIMTB Michelin vem trabalhando diariamente no local, fazendo melhorias e acertos técnicos no seu traçado com novos trechos, pontes etc.

Os detalhes da pista
O primeiro trecho que chama atenção é o Rock Garden, cerca de 300 metros depois da largada. Nele, tanto a linha principal quanto a alternativa estarão abertas para ambas as categorias. Após 1 km da largada, os ciclistas chegam no platô, onde há uma série de desafios interessantes. O primeiro deles é o Drop do Tronco, metros antes da área de apoio. Aqui, ambas as linhas também estão liberadas para todos os competidores em todas as largadas.

Após a primeira passagem pelo platô, os atletas chegam no primeiro trecho mais técnico, em que a linha principal está aberta apenas nas largadas das elites masculina e feminina (12h00 e 14h00 de domingo) e também para as e-bikes: o duplo apelidado de Kamikaze. Ao voltarem ao platô, os atletas chegam na Montanha de Pedras, que tem o Transfer, o duplo do “De Ladinho”, a Pedra Escondida e o Drop da Lage. Todos esses trechos contam com ambas as linhas liberadas para todos os participantes.

Saindo da Montanha de Pedras, os ciclistas passam pela área apelidada de Floresta Atlântica, que tem como entretenimento o Drop do Caolho, e, em seguida, mais um trecho que exige bastante técnica dos bikers: a Trilha da Bananeira. Lá, mais uma vez, apenas elites e e-bikes passam pelo percurso principal, enquanto as demais categorias estarão apenas com a trilha alternativa aberta. No quilômetro final, o terceiro e último trecho de maior exigência técnica, a Janela do Céu, que outra vez apenas os mais experientes poderão passar pedalando. Após a última subida, os atletas chegam a descida final do “Lançador”, para mergulharem na reta de chegada.

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite