Projeto de Resolução aprovado na sessão desta terça-feira (19.05) proíbe a aquisição e uso de copos plásticos na Câmara Municipal de Petrópolis. A proposta permite apenas aqueles produzidos com materiais biodegradáveis que estejam permitidos dentro dos termos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sejam utilizados. A proposta é de autoria do vereador Hingo Hammes (DEM), e coautoria de Maurinho Branco (DEM), Silmar Fortes (PL) e Jorge Relojão (PL).
O prazo para adequação da nova resolução será de 30 dias a partir da sua publicação no Diário Oficial do Legislativo. Seu objetivo é de preservar o meio ambiente. Na justificativa, os vereadores destacam a necessidade de buscar alternativas menos poluentes, como reuso e a adoção de novas formas de fabricação de copos, destacando, ainda, a necessidade de adoção de novas práticas e consciência ambiental.
Segundo o presidente da Câmara, vereador Hingo Hammes, essa nova proposição vai ao encontro da Lei 7891/2019, de sua autoria, que proíbe a utilização de copos de plástico nos grandes eventos da cidade. “A proposta vai, aos poucos, diminuindo a utilização do copo plástico na nossa cidade”, destaca.
Na justificativa, os autores argumentam que cada pessoa consome, por dia, em sua jornada de trabalho, no mínimo quatro copos descartáveis. Isto corresponde a 88 copos por mês e 1056 por ano. Eles destacam ainda que dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública, no Brasil são consumidos cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia.