Cota única de IPTU com desconto só pode ser paga a partir de janeiro

Contribuintes que quiserem aproveitar o desconto de 9% no Imposto Predial Territorial e Urbano – IPTU 2020, referente à cota única, devem aguardar a virada do ano para efetuar o pagamento, que obrigatoriamente deve ser feito somente a partir de janeiro do ano que vem – mesmo nos casos de pagamento por sistemas on-line de bancos. Em Petrópolis 116.782 imóveis são cadastrados pela Secretaria de Fazenda. “Embora o primeiro vencimento da cota única seja para o começo de janeiro – dia 6 – é importante que as pessoas estejam cientes de que, por se tratar de uma receita que compõe o orçamento do ano que vem, os recursos não podem ser antecipados à prefeitura, por isso o pagamento deve ser feito somente a partir de janeiro”, destaca a secretária de Fazenda, Elaine Nascimento.

A entrega dos carnês de IPTU, que oferecem três opções de desconto para pagamento em cota única, começou a ser feita esta semana. Além do desconto de 9% para pagamentos em cota única efetuados até o dia 6 de janeiro, o município oferece a possibilidade de 7% de desconto para quem quitar a cota única até 6 de fevereiro, ou ainda 5% para aqueles que optarem pelo último vencimento – 6 de março. Os carnês estão sendo distribuídos pelos correios e devem chegar às casas dos contribuintes até o fim do mês.

A exemplo do que foi feito nos anos anteriores, para facilitar o acesso dos contribuintes, a Secretaria de Fazenda disponibilizará a emissão do boleto pela internet, no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Para imprimir o boleto de pagamento, o interessado deve informar apenas o número de inscrição do imóvel. “A disponibilização do boleto na internet é uma forma de facilitar a vida do contribuinte, que pode imprimir o boleto em casa, no seu trabalho, ou de onde estiver”, explica a secretária de Fazenda, Elaine Nascimento. A emissão do boleto, no entanto, pode ser feita somente a partir do ano que vem.

Uma central de atendimento ao contribuinte também será montada no Centro de Cultura Raul de Leoni para retirada da segunda via do boleto. O núcleo funcionará de segunda a sexta-feira.

 

Posts relacionados

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões

Governo destinará mais recursos contra queimadas, diz Casa Civil

CDL Petrópolis oferece treinamentos para atendimento e gestão gerencial